Uber testa entrega de comida com carros autônomos na Califórnia

1 min de leitura
Imagem de: Uber testa entrega de comida com carros autônomos na Califórnia
Imagem: Motional
Avatar do autor

A empresa de transportes Uber confirmou nesta segunda-feira (16) que lançou um projeto piloto nos Estados Unidos para testar a entrega de alimentos utilizando veículos autônomos e totalmente elétricos.

A plataforma começou a operar em duas regiões do estado norte-americano da Califórnia, Santa Mônica e West Hollywood, e utiliza veículos da Motional — companhia criada para incluir empreendimentos de Hyundai e Aptiv no setor. Consumidores da região que só desejam receber entregas de motoristas humanos podem optar por não participar do experimento.

Além dos automóveis autônomos, outro teste vai começar com outro serviço inteligente. Trata-se de um robô que anda nas ruas e foi desenvolvido pela Serve Robotics, startup que pertence à Uber desde 2020. Ele também fará "entregas de curta distância e com retiradas facilitadas".

O carro autônomo de entregas na Califórnia.O carro autônomo de entregas na Califórnia.Fonte:  Motional 

Os modelos IONIQ 5 da Motional possuem um compartimento no banco de trás para que o funcionário do restaurante posicione o pacote. O consumidor precisa digitar um código quando o carro estacionar para fazer a retirada da encomenda. Operadores humanos também estarão atentos a todo momento para interferir remotamente caso necessário.

Muita calma

Por enquanto, a empresa diz que vai fazer testes pontuais e de baixa escala até que a tecnologia e a plataforma estejam plenamente desenvolvidas. Há ainda algumas questões regulatórias a serem resolvidas, como novas taxas para uso de veículos autônomos, já que não há entregadores humanos envolvidos.

A ideia da Uber é diversificar as fontes de renda: a empresa até voltou a lucrar com corridas após dois anos de pandemia, mas registrou perdas no último relatório financeiro por causa de investimentos.

News de tecnologia e negócios Deixe seu melhor e-mail e welcome to the jungle.