Uber testa entrega de comida com carros autônomos na Califórnia

1 min de leitura
Imagem de: Uber testa entrega de comida com carros autônomos na Califórnia
Imagem: Motional

A empresa de transportes Uber confirmou nesta segunda-feira (16) que lançou um projeto piloto nos Estados Unidos para testar a entrega de alimentos utilizando veículos autônomos e totalmente elétricos.

A plataforma começou a operar em duas regiões do estado norte-americano da Califórnia, Santa Mônica e West Hollywood, e utiliza veículos da Motional — companhia criada para incluir empreendimentos de Hyundai e Aptiv no setor. Consumidores da região que só desejam receber entregas de motoristas humanos podem optar por não participar do experimento.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Além dos automóveis autônomos, outro teste vai começar com outro serviço inteligente. Trata-se de um robô que anda nas ruas e foi desenvolvido pela Serve Robotics, startup que pertence à Uber desde 2020. Ele também fará "entregas de curta distância e com retiradas facilitadas".

O carro autônomo de entregas na Califórnia.O carro autônomo de entregas na Califórnia.Fonte:  Motional 

Os modelos IONIQ 5 da Motional possuem um compartimento no banco de trás para que o funcionário do restaurante posicione o pacote. O consumidor precisa digitar um código quando o carro estacionar para fazer a retirada da encomenda. Operadores humanos também estarão atentos a todo momento para interferir remotamente caso necessário.

Muita calma

Por enquanto, a empresa diz que vai fazer testes pontuais e de baixa escala até que a tecnologia e a plataforma estejam plenamente desenvolvidas. Há ainda algumas questões regulatórias a serem resolvidas, como novas taxas para uso de veículos autônomos, já que não há entregadores humanos envolvidos.

A ideia da Uber é diversificar as fontes de renda: a empresa até voltou a lucrar com corridas após dois anos de pandemia, mas registrou perdas no último relatório financeiro por causa de investimentos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.