Aplicativo de carona: conheça 3 opções disponíveis

3 min de leitura
Imagem de: Aplicativo de carona: conheça 3 opções disponíveis
Imagem: (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Os aplicativos de carona buscam melhorar a mobilidade urbana e gerar economia para os usuários. Em tempos de combustível caro, apps de carona podem ser uma alternativa relevante para serem usados tanto na mediação da cidade como em rotas intermunicipais.

Isso porque além do valor competitivo, essas plataformas disponibilizam outros atrativos, dentre eles estão a possibilidade de conhecer e fazer amizade com pessoas, ou mesmo formar grupos com usuários que realizam o mesmo percurso com certa recorrência.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Para sair do tradicional serviço de carros particulares, apresentamos outras 3 opções de apps de carona. Confira abaixo!

3 aplicativos de carona, diversas funções

As opções listadas aqui abaixo são aplicativos de carona, porém cada um possui objetivos diferentes. Veja!

1. BlaBlaCar

Site BlaBlaCar. (Fonte: BlaBlaCar/Reprodução)Site BlaBlaCar. (Fonte: BlaBlaCar/Reprodução)Fonte:  (Fonte: BlaBlaCar/Reprodução) 

O BlaBlaCar é uma solução que foca em viagens e deslocamentos de longas distâncias, realizadas entre municípios e estados. Ele foi criado na França, no ano de 2003 e pouco tempo depois se espalhou para outros países. No Brasil, o aplicativo foi lançado no final de 2015.

A plataforma tem como foco facilitar caronas, gerar economia e oportunidade de socialização. Dessa forma, os usuários conseguem tanto oferecer caronas como encontrar ofertas de outros cadastrados.

Como funciona?

Quem tem interesse em disponibilizar carona, precisa cadastrar dados sobre ponto de partida e chegada, além de data e horário. Através dessas informações, o próprio aplicativo calcula um valor para a viagem.

Agora quem precisa de carona pode fazer uma busca e escolher a melhor alternativa. Já no anúncio, a pessoa consegue visualizar os principais dados do outro usuário.

Sobre segurança

A BlaBlaCar possui uma série de autenticação para garantir a segurança dos indivíduos. É preciso confirmar a identidade em várias partes do processo. O usuário precisa enviar documentos e as redes sociais em uma das etapas.

Além disso, existe um filtro chamado “Só Para Elas”, destinado a mulheres que se sentem mais seguras viajando com alguém do mesmo sexo.

Ao término da corrida, motorista e passageiro conseguem fazer avaliações um para o outro e, assim, compartilhar com outros usuários se a experiência foi ou não agradável.

2. Waze Carpool

Site Wazer Carpool. (Fonte: Wazer Carpool/Reprodução)Site Wazer Carpool. (Fonte: Wazer Carpool/Reprodução)Fonte:  (Fonte: Wazer Carpool/Reprodução) 

Outro app de carona, o Waze Carpool está no Brasil desde 2012 e chegou com a proposta de otimizar o trânsito, disponibilizando itinerários melhores, segundo os dados compartilhados pelos próprios usuários.

Diferente de outros apps com o mesmo objetivo, ele utiliza um sistema de navegação por GPS, o que possibilita ao usuário encontrar caronas mais próximas do local que reside ou estuda.

Como funciona?

Ao contrário do BlaBlaCar, o app de carona Waze Carpool é voltado para trajetos rotineiros, como deslocamento para ir até à universidade ou até o trabalho, por exemplo. O interessado precisa cadastrar na plataforma o endereço da sua residência e do destino mais realizado.

Feito isso, o aplicativo faz uma busca entre os motoristas e compartilha as opções que mais se adequam aos requisitos e filtros impostos pelo usuário.

O valor da viagem varia e considera o trajeto e a quantidade de pessoas no veículo. O pagamento é realizado no próprio aplicativo, que dá a opção, inclusive, de dividir o valor da corrida com os demais passageiros, além de permitir o agendamento de futuras caronas.

Segurança

Assim como qualquer app de carona, o Waze Carpool possui várias formas de averiguar a identidade dos usuários, incluindo através do envio de documentações.

Além disso, ao usar a plataforma, a pessoa pode utilizar filtros para escolher usuários do mesmo gênero, ou outros fatores em comum: ser um colega de trabalho, por exemplo.

3. Bynd

Site Bynd. (Fonte: Bynd/Reprodução)Site Bynd. (Fonte: Bynd/Reprodução)Fonte:  (Fonte: Bynd/Reprodução) 

O Bynd foi criado em 2015 com objetivo de impactar positivamente na mobilidade corporativa. A empresa possui diversas soluções nesse sentido, mas a que mais se destaca é este app que conecta colegas de trabalho com rotinas compatíveis.

Como funciona?

Para aderir à ideia, é preciso cadastrar uma empresa, instituição ou universidade. A partir desse cadastro, o aplicativo irá unir colaboradores que fazem um trajeto similar, considerando local, horário e recorrência.

O app de carona ainda conta com um sistema de recompensas para motorista e passageiros, que incentiva ainda mais a prática, gerando uma infinidade de benefícios para os usuários, a mobilidade urbana e o meio ambiente.

No Bynd, os acordos sobre valores e formas de pagamento ficam por conta do motorista e passageiros, ou seja, eles devem conversar entre si para combinar o preço.

Segurança

Nessa plataforma também existe um sistema de verificação dos dados, tanto dos usuários como da corporação cadastrada.

Cada aplicativo tem uma proposta diferente, mas todos buscam solucionar e inovar a mobilidade urbana, promovendo ideias da economia compartilhada.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.