Mapa CPTM e Metrô: conheça 5 apps para se deslocar em SP

3 min de leitura
Imagem de: Mapa CPTM e Metrô: conheça 5 apps para se deslocar em SP
Imagem: Aléxis Góis/Reprodução

A região metropolitana de São Paulo conta com a maior rede de metrô e trem do Brasil. São cerca 377 km de extensão, distribuídas por 13 linhas e 187 estações localizadas em 23 municípios que transportam cerca de 8 milhões de passageiros por dia.

Muitas vezes, existe mais de uma opção para realizar o mesmo trajeto. A escolha da melhor rota pode economizar tempo no deslocamento, além de proporcionar uma viagem mais tranquila e confortável. Por isso, os aplicativos de planejamento de rotas são fundamentais para quem anda de transporte coletivo.

1. CPTM Oficial

(Fonte: CPTM/Reprodução)(Fonte: CPTM/Reprodução)Fonte:  CPTM/Reprodução 

O aplicativo oficial da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), disponível para iOS e Android, apresenta o mapa da rede de transporte da região metropolitana de São Paulo, com informações sobre serviços e horário de funcionamento das estações geridas pela empresa, além de situação operacional das linhas da CPTM, Metrô, Viamobilidade e Viaquatro.

O app e site da companhia permitem planejar os trajetos, informando as possibilidades de integrações e transferências, inclusive selecionando apenas as estações adaptadas e acessíveis.

Entretanto, a CPTM não oferece previsão de tempo de deslocamento e nem de custo de trajeto. Apesar de prometer o status de obras em andamento e eventos, essas informações não estão atualizadas.

2. Metrô de São Paulo Oficial

(Fonte: Metrô/Reprodução)(Fonte: Metrô/Reprodução)Fonte:  Metrô/Reprodução 

O app oficial da Companhia Metropolitana de São Paulo (Metrô) oferece serviços semelhantes ao aplicativo da CPTM, como mapa de rede e planejamento de rotas. No entanto, mostra as informações sobre as estações e situação operacional das linhas apenas do Metrô.

Por outro lado, o simulador de trajetos, que também está disponível na web, oferece uma estimativa de duração do deslocamento, mas a informação sobre tarifas está em outra opção, tornando difícil descobrir quanto realmente deve custar a viagem.

O aplicativo, que pode ser baixado na Play Store e na App Store, oferece um link direto para denúncias anônimas via SMS de situações como abuso sexual, comércio irregular, delitos e vandalismo nos trens e estações.

3. TOP

(Fonte: TOP/Reprodução)(Fonte: TOP/Reprodução)Fonte:  TOP/Reprodução 

O aplicativo TOP foi lançado no final de 2020 pelo governo de São Paulo para substituir os bilhetes físicos para embarque nas estações da CPTM e do Metrô. Como os apps anteriores, a ferramenta apresenta um mapa do transporte metroviário na região metropolitana, porém não oferece um serviço de planejamento de rotas.

Após um cadastro prévio por meio de um chat, a passagem digital pode ser comprada diretamente pelos smartphones Android ou iOS. Um QR Code é gerado para ser utilizado ao embarcar no trem ou metrô sem a necessidade contato físico.

O pagamento pode ser realizado com saldo gerado por transferência Pix, recargas via WhatApp e em pontos de atendimento presencial ou cartão de crédito. O TOP também oferece uma conta digital com cartão da bandeira Mastercard nas funções de crédito e débito, que também funciona para integração entre ônibus intermunicipais e trens da CPTM e do Metrô.

4. Moovit

(Fonte: Moovit/Reprodução)(Fonte: Moovit/Reprodução)Fonte:  Moovit/Reprodução 

O app Moovit oferece informações de transporte em mais de 3.400 cidades no mundo. O planejador apresenta diversas alternativas de rotas, inclusive de Uber, para o mesmo trajeto, apresentando estimativa de duração, horários de partida e chegada, sugestões apenas com bilhete único, cartão BOM ou TOP, além de integração entre ônibus, metrô e trens.

O aplicativo, que pode ser usado na web e em celulares Android ou iOS, também apresenta alertas gerados pela CPTM, Metrô e a São Paulo Transporte (SPTrans), responsável pela operação dos ônibus municipais da capital paulista. Além disso, a Moovit oferece um cashback de 5% para a recarga do cartão de Bilhete Único, usado nos ônibus municipais paulistanos.

5. Cittamobi

(Fonte: Ciitamobi/Reprodução)(Fonte: Ciitamobi/Reprodução)Fonte:  Ciitamobi/Reprodução 

O Cittamobi é uma solução desenhada originalmente para apresentar rotas para ônibus, mas pode ser uma alternativa para encontrar trajetos integrados com metrô e trem na cidade de São Paulo. O app apresenta diversas opções para cada deslocamento, com informações sobre duração, horário de partida e chegada, além das tarifas.

O aplicativo, que pode ser acessado em celulares iOS ou Android, permite a recarga de cartões de transporte e pagamentos por aproximação em diversas cidades brasileiras, mas as opções ainda não estão disponíveis para os paulistanos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.