Ofertas de veículos 0km é retomada no Brasil, diz Mercado Livre

1 min de leitura
Imagem de: Ofertas de veículos 0km é retomada no Brasil, diz Mercado Livre
Imagem: Unsplash/Ryan Searle/Reprodução

O setor automotivo brasileiro está superando a crise de semicondutores, de acordo com Relatório Anual de Veículos Mercado Livre Brasil. O levantamento mostra que a oferta de veículos 0km cresceu 44% em 2021 quando comparado ao ano passado. As informações foram coletadas a partir de anúncios, buscas e contatos sobre automóveis na plataforma.

As montadoras estão driblando a falta de chips e trazendo de volta elementos analógicos, como o velocímetro. “Dessa forma, estão conseguindo colocar no mercado um volume razoável de automóveis que já estavam prontos, apenas aguardando esses componentes” afirma Luciano Ávila, líder da divisão de Automóveis do Mercado Livre no Brasil.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Por outro lado, o número de veículos seminovos oferecidos caiu 3,5% no mesmo período. O relatório do Mercado Livre atribui a queda ao primeiro trimestre de 2021, quando houve uma redução de 23% na oferta.

Procura por veículos

(Fonte: Pixabay/andreas160578/Reprodução)(Fonte: Pixabay/andreas160578/Reprodução)Fonte:  Pixabay/andreas160578/Reprodução 

A procura por veículos 0km cresceu apenas 2%, de acordo com o número de representa os contatos realizados com os anunciantes por potenciais compradores. No caso dos seminovos, o recuo foi de 20%, com uma queda mais acentuada no final de 2021. A plataforma afirma que o trabalho de prevenção de fraude da plataforma também contribuiu para a redução.

Os automóveis do tipo Hatch continuam sendo os mais procurados, respondendo por 29% das buscas entre os automóveis novos e 24% usados. No entanto, o relatório aponta que houve um crescimento de 16% na busca por SUVs 0km e 2% seminovos, acompanhando a elevação da oferta dos veículos da categoria dentro da plataforma.

Modelos mais procurados

(Fonte: Chevrolet/Reprodução)(Fonte: Chevrolet/Reprodução)Fonte:  Chevrolet/Reprodução 

O relatório do Mercado Livre mostra que os veículos usados da Chevrolet foram os mais procurados na plataforma em 2021, repetindo o resultado do ano anterior. Entre os novos, a Fiat se tornou a marca mais visitada.

Os modelos usados mais procurados foram o Honda Civic, seguido pelo VW Gol e pelo Toyota Corolla, com a manutenção da liderança nas buscas ao longo do ano. Entre os veículos novos, o Chevrolet Onix foi o mais buscado, seguido pelo Fiat Strada e Hyundai HB20.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.