Nissan vai encerrar a produção de motores a combustão

1 min de leitura
Imagem de: Nissan vai encerrar a produção de motores a combustão
Imagem: Unsplash

A Nissan vai deixar de produzir motores a combustão em todos os principais mercados nos quais está presente, exceto os Estados Unidos, conforme noticiou o Nikkei Asia na segunda-feira (7). Com a decisão, a montadora vai se dedicar ao desenvolvimento de carros elétricos.

Essa mudança de planos da montadora japonesa tem a ver com as novas políticas de emissão de poluentes, cada vez mais rígidas. Na Europa, onde a fabricante já não desenvolve carros a combustão, padrões mais restritos entrarão em vigor a partir de 2025.

O corte na produção ocorrerá também no Japão e na China, de forma gradual nos próximos anos. Nestes dois países, a fabricante ainda continuará a oferecer tais motores, mas para a utilização em novos projetos de carros híbridos.

A Nissan vai concentrar seus investimentos em carros elétricos e híbridos.A Nissan vai concentrar seus investimentos em carros elétricos e híbridos.Fonte:  Unsplash 

Já a opção por manter a produção de carros a gasolina no mercado americano se deve à alta demanda existente por lá, de acordo com a publicação. Nos EUA, a procura é grande principalmente pelas picapes da marca asiática, com a disponibilidade sendo mantida pelo menos até o governo local decidir mudar a legislação.

Crescimento previsto para a próxima década

Com gastos anuais de US$ 4,3 bilhões (R$ 22,6 bilhões pela cotação atual) em pesquisas, a maior parte relacionada aos motores a combustão, a Nissan deve passar a investir a quantia na eletrificação do seu catálogo. A marca estaria de olho no crescimento deste nicho previsto para a próxima década.

Uma pesquisa realizada pela LMC Automotive indica que as vendas de carros elétricos em todo o mundo devem chegar a 46,98 milhões de unidades por ano em 2033, um aumento superior a 10 vezes em relação aos números atuais.

Fontes ouvidas pela publicação disseram que a companhia não fará cortes de empregos nesta fase de mudanças, realocando os trabalhadores das fábricas de motores a gasolina para as novas divisões de veículos elétricos e híbridos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.