Metaverso: Hyundai investe em robôs para mobilidade ilimitada

1 min de leitura
Imagem de: Metaverso: Hyundai investe em robôs para mobilidade ilimitada
Imagem: Hyundai/Reprodução

A Hyundai revelou seus planos com a fabricante de robôs Boston Dynamics durante a CES 2022. A montadora apresentou a Mobilidade das Coisas (MoT), com uma união do metaverso e a robótica, visando “superar os limites físicos”.

O novo conceito ainda parece um pouco intangível, pois existem mais promessas que produtos desenvolvidos. “Ao conectar robôs ao metaverso, seremos capazes de nos mover livremente entre o mundo real e a realidade virtual”, explicou o presidente da Hyundai Motor Group, Chang Song.

De acordo com o vice-presidente da empresa, Dong Jin Hyun, a metamobilidade será “uma conexão metaverso-dispositivo inteligente” que tem como objeto expandir a mobilidade no mundo real para a realidade virtual (VR).

Funcionamento da metamobilidade

Por enquanto, a metamobilidade é apenas um conceito abstrato. (Fonte: Hyundai/Reprodução)Por enquanto, a metamobilidade é apenas um conceito abstrato. (Fonte: Hyundai/Reprodução)Fonte:  Hyundai/Reprodução 

A metamobilidade é caracterizada por uma via dupla entre a realidade virtual e a interação de robôs com objetos, animais e pessoas reais. “Os futuros usuários do metaverso serão capazes de afetar mudanças no mundo real por meio da robótica”, promete a Hyundai.

Um dos exemplos mostrados pela empresa utiliza o cão Spot: em um vídeo mostrado para a imprensa, a companhia exibiu o robô em Marte, com as informações captadas pelos seus sensores sendo enviadas para o metaverso, permitindo que as pessoas andassem digitalmente no planeta vermelho.

A tecnologia também será aplicada para mover objetos inanimados usando robótica, permitindo interações a longa distância.  Segundo a empresa, o objetivo é garantir “todos os tipos de mobilidade pessoal e conectada para se comunicar, mover e realizar tarefas de forma autônoma”.

Robôs apresentados na CES 2022

Para tornar mais palpável seu conceito de metamobilidade, a Hyundai apresentou sete novos robôs em seu stand na CES 2022.

  • Mobilidade Pessoal – PnD: solução para o deslocamento de pessoas individualmente;
  • Mobilidade Logística – PnD: plataforma logística com quatro módulos em uma nave-mãe;
  • Mobilidade de Serviço – PnD: uma espécie de mordomo pessoal com funções similares às assistentes inteligentes;
  • L7 – PnD: plataforma com quatro módulos que pode ser utilizada para o transporte de pessoas ou cargas, inclusive em espaços pequenos;
  • MobED – DnL: consegue superar limitações físicas e superfícies irregulares, como escadas, para auxiliar pessoas idosas e com deficiência;
  • Spot: robô quadrúpede que pode ser equipado com um braço e uma câmera para inspeções de rotina em fábricas, por exemplo;
  • Atlas: robô humanoide bípede que demonstra agilidade em movimentos.
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.