Qualcomm fornecerá soluções digitais para Volvo, Honda e Renault

1 min de leitura
Imagem de: Qualcomm fornecerá soluções digitais para Volvo, Honda e Renault
Imagem: Qualcomm/Divulgação

Fornecedora da indústria automotiva há duas décadas, a Qualcomm anunciou novas expansões de parcerias com a Volvo, a Honda e a Renault nesta terça-feira (4), aumentando a presença da sua plataforma para carros inteligentes. A novidade foi revelada na Consumer Electronic Show 2022 (CES), que acontece em Las Vegas (Estados Unidos).

Com os novos acordos firmados, a fabricante de processadores quer levar seu pacote tecnológico para carros conectados a uma maior quantidade de modelos. Denominada “Qualcomm Digital Chassis”, a ferramenta pode adicionar uma série de funcionalidades aos veículos, como a direção automatizada.

O pacote inclui também o “Snapdragon Cockpit”, com processadores e soluções de software para sistemas de entretenimento no painel dos carros, além de recursos de assistência ao condutor (“Snapdragon Ride”). Ferramentas de conectividade (4G, 5G, Wi-Fi, Bluetooth e GPS) são outras funcionalidades disponíveis.

O pacote da Qualcomm pode fornecer diferentes tipos de recursos para os automóveis.O pacote da Qualcomm pode fornecer diferentes tipos de recursos para os automóveis.Fonte:  Qualcomm/Divulgação 

A plataforma automotiva da Qualcomm traz ainda o fornecimento de serviços pagos que permitem às montadoras desenvolver novas formas de obter receitas com seus carros conectados. Recursos de segurança e atualizações remotas são outros destaques do Digital Chassis.

Serviços já confirmados

Conforme a fornecedora anunciou na CES 2022, o acordo com a Honda prevê a utilização do Snapdragon Cockpit nos carros que serão lançados nos EUA entre o segundo semestre deste ano e o início de 2023. A marca japonesa quer usar a plataforma para impulsionar o seu sistema multimídia baseado no Android.

Planejamento semelhante tem a Volvo, que pretende aproveitar os recursos de áudio e vídeo de última geração em seu próximo SUV totalmente elétrico e no Polestar 3. Já a Renault quer utilizar as ferramentas de maneira mais ampla que as concorrentes.

Os primeiros carros equipados com a nova geração da tecnologia podem ser lançados ainda em 2022.Os primeiros carros equipados com a nova geração da tecnologia podem ser lançados ainda em 2022.Fonte:  Qualcomm/Divulgação 

No caso da marca francesa, a ideia é usar as soluções de assistência ao motorista, conectividade, sistema multimídia e serviços na nuvem fornecidos pelo Qualcomm Digital Chassis em seus próximos lançamentos. No entanto, a fabricante não revelou quando isso acontecerá.

Além das empresas mencionadas nestes novos acordos, a produtora de chipsets possui parceria com diversas outras gigantes do setor automotivo, como General Motors (GM), Hyundai e BMW.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.