Hyundai mostra robô que transporta qualquer coisa em quatro rodas

1 min de leitura
Imagem de: Hyundai mostra robô que transporta qualquer coisa em quatro rodas
Imagem: Hyundai

A montadora sul-coreana Hyundai apresentou nesta quarta-feira (15) uma prévia do que será o destaque da empresa na CES 2022, feira de tecnologia que acontece em Las Vegas no início de janeiro do ano que vem.

Batizado de Mobile Eccentric Droid, ou MobED, o conceito é uma plataforma de mobilidade variada que, ao menos por enquanto, é apenas uma base de quatro rodas e uma superfície reta e lisa.

A ideia é que o MobED seja adaptado para diferentes necessidades, transportando objetos bastante diferentes em peso, formato e tamanho. O comando pode ser controlado remotamente ou autônomo, com uma boa coordenação de direção e suspensão até para ambientes de difícil locomoção.

Além das produções próprias, vale lembrar que a Hyundai é também dona de uma fabricante de robôs bastante famosa, a Boston Dynamics.

Adaptado a qualquer situação

Cada roda do MobED possui pneus de 12", além de um controlador próprio e três motores diferentes para garantir estabilidade e precisão. Já a superfície tem 67 cm de comprimento e até 30 cm de altura — medida que pode até dobrar, dependendo da aplicação.

O conjunto inteiro pesa 50 kg e pode chegar a 30 km/h, sob uma autonomia de bateria de quatro horas ininterruptas de direção. O robô pode subir rampas, fazer curvas bruscas e circular por corredores estreitos.

Algumas possibilidades de uso da plataforma.Algumas possibilidades de uso da plataforma.Fonte:  Hyundai 

Segundo a Hyundai, a expectativa é que o MobED seja licenciado para empresas parceiras e companhias que buscam uma estrutura robótica de atendimento, entrega, uso em filmagens ou até como a base de um guia em estabelecimentos.

A CES 2022, feira em que mais detalhes do conceito serão revelados, acontece entre os dias 5 e 8 de janeiro do ano que vem e incluirá uma demonstração ao vivo do sistema.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.