Tesla Model 3 pega fogo enquanto recarregava bateria

1 min de leitura
Imagem de: Tesla Model 3 pega fogo enquanto recarregava bateria
Imagem: Shutterstock

O incêndio de um veículo Tesla Model 3, que estava carregando na garagem de seu proprietário na cidade de Maple Glen, nos EUA, foi exibido pela emissora de TV 6ABC na semana passada (23). Com a chegada eficiente dos bombeiros, o fogo não se espalhou pela casa e nem causou vítimas, embora tenha causado danos à garagem.

A reportagem da 6ABC informou que o incêndio teve início na parte traseira do carro e as filmagens mostram pelo menos uma explosão. Isso quer dizer que a bateria do veículo elétrico foi afetada, pois, se fosse apenas um curto-circuito, não ocorreria a grande liberação de energia, seguida do forte estrondo.

As causas do incêndio não foram divulgadas e a ocorrência continua sob investigação. O que se sabe com certeza é que o veículo estava conectado ao carregador doméstico quando o fogo começou a se alastrar a partir da traseira. Segundo o site InsideEVs, essa é uma característica comum à maioria dos incêndios em carros elétricos.

Ainda procurando as causas

Fonte: Shutterstock/Reprodução.Fonte: Shutterstock/Reprodução.Fonte:  Shutterstock 

Embora esse tipo de incêndio não seja muito frequente nos EUA, uma petição pública pediu à Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário (NHTSA) dos EUA, em 2019, que investigasse formalmente o software de gerenciamento das baterias da Tesla.

O órgão federal, que é subordinado ao Departamento de Transporte norte-americano e tem autonomia para fazer recalls e emitir regras de segurança para o setor, negou o pedido. De acordo com o InsideEVs, isso pode ter ocorrido porque a maioria das reclamações sobre incêndios provocados por baterias da Tesla ocorreu fora dos EUA, sendo mais comuns na China.

Ao que parece, a própria Tesla não sabe exatamente qual a origem do problema, que pode ser causado por alguma falha no software ou por algum defeito físico da bateria. De qualquer forma, a NHTSAQ anunciou que analisará o atual incêndio, em busca de uma causa. Veja abaixo o vídeo da ocorrência.


Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.