Apple planeja expandir funções do CarPlay

1 min de leitura
Imagem de: Apple planeja expandir funções do CarPlay
Imagem: Pixabay
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

O CarPlay, que atualmente permite visualizar mapas, fazer ligações e ouvir músicas, entre outros recursos básicos, pode ganhar novas funções em breve, incluindo o controle do ar condicionado e o ajuste dos bancos. Conforme relata a Bloomberg nesta quinta-feira (7), a Apple quer tornar a ferramenta mais integrada aos automóveis.

De acordo com a publicação, o projeto batizado de “IronHeart” está nos estágios iniciais e prevê uma maior interação do sistema com o carro. Na nova versão, o CarPlay daria ao usuário a possibilidade de acessar configurações, controles e sensores.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A partir desta integração, o motorista conseguiria modificar a temperatura da cabine, mexer no rádio, ajustar os alto-falantes e muito mais, direto na interface do sistema baseado no iPhone. Informações do velocímetro, conta-giros e nível de combustível também estariam disponíveis por meio da tecnologia, disseram as fontes ouvidas na matéria.

Atualmente, o CarPlay disponibiliza funções mais básicas.Atualmente, o CarPlay disponibiliza funções mais básicas.Fonte:  Apple/Divulgação 

Com a iniciativa, o concorrente do Android Auto se transformaria em uma interface que teria o controle quase total do veículo. Vale lembrar que a Maçã passou a oferecer, recentemente, a possibilidade de usar o iPhone para destravar as portas e dar partida no motor, funções disponíveis para carros mais novos.

Novidade depende das montadoras

Para que o projeto IronHeart saia do papel, a Apple precisa de aprovação das montadoras. No entanto, essa parceria pode não ser tão fácil, pois a big tech já disponibilizou APIs às fabricantes, para que elas lançassem seus próprios apps dentro do CarPlay, e acabou ignorada.

Aparentemente, as gigantes do setor automotivo não estão muito dispostas a ceder o controle total do painel de seus veículos à gigante de Cupertino, como cita o 9to5Mac. Algumas delas desenvolvem suas próprias tecnologias neste segmento, como é o caso da Ford.

Mas caso elas mudem de ideia, é possível que a lista de recursos varie de uma marca para a outra, com cada uma escolhendo quais funções seriam suportadas em seus carros.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.