Terra 360: carregador da ABB entrega 100 Km em 3 minutos para EVs

1 min de leitura
Imagem de: Terra 360: carregador da ABB entrega 100 Km em 3 minutos para EVs
Imagem: ABB
Avatar do autor

A empresa de tecnologia suíça ABB anunciou na quinta-feira (30) o lançamento do que chamou de “carregador de veículos elétricos mais rápido do mundo”. Lançado pouco antes de uma oferta de ações que pode capitalizar US$ 3 bilhões (o equivalente a R$ 16,1 bilhões), o carregador Terra 360 promete entregar 100 km de autonomia com menos de três minutos de carga, além de conseguir recarregar quatro carros ao mesmo tempo.

Voltado para clientes comerciais, o novo Terra 360 da ABB é ideal para estações de reabastecimento, postos urbanos de recarga, estacionamentos comerciais e carregamento de frotas de veículos. Com uma saída máxima de 360 kW, o carregador consegue fazer uma carga completa em qualquer veículo elétrico em 15 minutos ou menos, o que significa uma redução brutal no tempo de espera na fila.

Embora indicados para locais com grande fluxo de veículos, os carregadores Terra 360 ocupam pouco espaço, podendo ser instalados em garagens pequenas ou estacionamentos reduzidos.  Além disso, eles são facilmente customizáveis, bastando que se troque a cor das lâminas que os revestem ou mudando as fitas de LED. Existe até a opção de acoplar uma tela 27 polegadas para a divulgação de vídeos e imagens.

Uma aposta nos carros elétricos


A aposta no carregador rápido busca aproveitar um mercado de carros elétricos superaquecido. Depois de um aumento de 41% nas vendas em 2020, segundo a Agência Internacional de Energia, as perspectivas em 2021 são as melhores possíveis, após um primeiro trimestre com vendas 140% maiores do que no mesmo período no ano passado.

Segundo o presidente da divisão de E-mobility da ABB, Frank Muehlon, "com os governos em todo o mundo estabelecendo políticas públicas que favorecem os veículos elétricos e redes de recarga para combater a mudança climática", a demanda por recargas rápidas e fáceis de operar "está mais alta do que nunca".

Ainda sem ter o seu preço divulgado, os carregadores de alta potência da ABB já estão sendo implantados no mundo inteiro através de parcerias da empresa com operadoras de recarga, como a IONITY e a Electrify America. A expectativa é que o Terra 360 esteja operando na Europa no final deste ano e, a partir de 2022, nos EUA, América Latina e algumas regiões da Ásia.