Robô de entrega pode ser controlado por chat ao vivo

1 min de leitura
Imagem de: Robô de entrega pode ser controlado por chat ao vivo
Imagem: Smart Builds/Reprodução

Um robô desenvolvido pelo inglês Even Kouao pode ser controlado por bate-papo ao vivo ou se mover de forma autônoma. O projeto, batizado de Droiid, foi baseado na Raspberry Pi, principal placa utilizada por entusiastas na construção de equipamentos robóticos.

De acordo com o criador, os comandos são recebidos de fluxos de bate-papo do YouTube ou Twitch e analisados por meio de um servidor da web Arduino. Ao digitar um comando, como “move? right”, no chat das plataformas, o robô de delivery realiza imediatamente a ação. O equipamento também pode falar, usando a tecnologia de text-to-speech (TTS).

O chassi do Droiid foi projetado do zero por Kouao e impresso em 3D. O robô tem uma cesta com uma capacidade de carga até 10 kg e conta com uma tração de seis rodas. Um módulo Pi Cam fornece a saída de vídeo para as transmissões ao vivo, realizadas pelo software OBS. O equipamento ainda tem LEDs utilizados para indicar mudanças de direção.

Por dentro do robô

O modelo do chassi foi dividido em projetos menores porque as dimensões do Droiid ultrapassavam a mesa da impressora 3D Ender 5 Pro. O criador também optou imprimir as peças com preenchimento de 40% para agilizar o processo, mas recomenda um percentual maior para alcançar a resistência ideal.

A parte elétrica conta com sensores ultrassônicos, para fornecer informações espaciais, e um acelerômetro, para ajudar a identificar o risco de tombamento em terrenos irregulares e até mesmo acionar um alarme em uma eventual tentativa de furto.

O projeto do Droiid está disponível para download na internet e mais detalhes sobre a iniciativa podem ser encontrados neste site.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.