Gol anuncia frota de 'carros voadores elétricos' para o Brasil

1 min de leitura
Imagem de: Gol anuncia frota de 'carros voadores elétricos' para o Brasil
Imagem: Facebook/GOL Linhas Aéreas
Avatar do autor

A companhia aérea Gol planeja ter a sua própria frota de "carros voadores elétricos", que começaria a operar em 2025 no Brasil. O anúncio foi feito nesta terça-feira (21) pela companhia, que pretende comprar e/ou arrendar 250 aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL).

Segundo a empresa brasileira, a frota de aviões elétricos será formada pelas aeronaves VA-X4 eVTOL, fabricadas pela britânica Vertical Aerospace, consideradas um dos modelos de taxi aéreo mais avançados da atualidade. A empresa irlandesa de leasing Avolon ficará responsável por fornecer os veículos.

O futuro "carro elétrico voador" da Gol pode transportar até quatro passageiros e um piloto, voando a uma velocidade máxima de 320 km/h. Com uma única carga, o modelo alcança distâncias de até 160 km, de acordo com as informações oficiais divulgadas pela fabricante.

A pequena aeronave com zero emissão de poluentes promete revolucionar a aviação comercial.A pequena aeronave com zero emissão de poluentes promete revolucionar a aviação comercial.Fonte:  Avolon/Divulgação 

Ainda conforme a companhia brasileira, a novidade reforçará a sua estratégia de investimento no mercado regional de transporte aéreo. Com o acordo, não vinculante, ela pretende abrir novas rotas, passando a atender mercados domésticos "carentes".

Processo de certificação

Com a confirmação da parceria entre o Grupo Comporte, controlador da Gol, e a Avolon, o próximo passo é realizar um estudo de viabilidade do projeto. O processo inclui a certificação do eVTOL e a verificação da infraestrutura necessária para a operação dos novos aviões elétricos.

Entidades como a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), entre outras autoridades aeronáuticas brasileiras e estrangeiras, participarão do processo. Segundo a Avolon, a expectativa é de que a certificação do VA-X4 seja finalizada até 2024.

Se confirmada a estreia da frota para 2025, a Gol terá a concorrência da Azul também neste segmento. Em agosto, a companhia anunciou a encomenda de 220 aeronaves eVTOL em parceria com a startup alemã Lilium, cuja operação deverá começar no mesmo ano.

News de tecnologia e negócios Deixe seu melhor e-mail e welcome to the jungle.