Táxi-robô da Hyundai previsto para 2023 tem visual revelado

1 min de leitura
Imagem de: Táxi-robô da Hyundai previsto para 2023 tem visual revelado
Imagem: Motional

A empresa de carros autônomos Motional revelou nesta terça-feira (31) o visual do carro fabricado pela sul-coreana Hyundai que será utilizado em breve como táxi-robô.

Trata-se de uma versão modificada do elétrico Hyundai Ioniq 5, lançado em fevereiro de 2021, com a adição de mais de 30 sensores — câmeras 360º, radares, detectores de objetos e um LiDAR no topo do veículo — para fazer uma varredura do ambiente e permitir o controle automático do automóvel.

Futuro sem as mãos

A garantia é que o veículo tenha autonomia Nível 4, o que significa operação completa sem a necessidade de um condutor humano que esteja prestando atenção ao volante em condições normais de trânsito. Atualmente, a legislação em países com os Estados Unidos ainda exige a presença de uma pessoa no assento do motorista com as mãos livres para assumir o controle se necessário.

O carro da Hyundai com os sensores da Motional.O carro da Hyundai com os sensores da Motional.Fonte:  Motional 

Construído a partir da plataforma E-GMP de automóveis, que quase foi a base para o futuro carro da Apple, o Ioniq 5 roda até 482 km sem precisar de recarga de bateria. Além de ser bastante espaçoso por dentro, ele ainda tem uma série de sistemas de navegação para os passageiros, incluindo opções para fazer mais paradas ao longo do trajeto.

Segundo a Motional, a meta é colocar os carros nas ruas em parceria com a plataforma de transporte Lyft, uma das maiores rivais da Uber, já em 2023. Desse modo, consumidores de algumas cidades selecionadas poderão chamar os veículos autônomos para levá-los de um lugar ao outro usando apenas o aplicativo de celular.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.