Já existem carros inteligentes de verdade no Brasil?

3 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Já existem carros inteligentes de verdade no Brasil?
Imagem: Hyundai/Reprodução
Avatar do autor

Você é do tipo que é um pouco desligado e esquecido? É do tipo que sai de casa e não consegue se lembrar se tirou a torradeira da tomada ou se deixou as luzes acesas? Será que você trancou a porta logo que saiu? E a porta do carro? Será que você se lembrou de trancar?

A nossa sorte é que, para todos esses problemas, a tecnologia já tem uma solução. Se você esqueceu de desligar algum aparelho em casa, tomadas inteligentes já fazem esse serviço para você. O mesmo pode ser dito de portas com fechaduras conectadas à internet. Mas o que dizer do carro? Será que hoje já podemos controlar alguns aspectos do nosso carro à distância?

Já existem carros inteligentes no Brasil?

carros inteligentesJá existem carros verdadeiramente inteligentes entre nós. (Fonte: Hyundai/Reprodução)

Sim, já existem carros inteligentes no Brasil. Embora pareça coisa de filmes de ficção científica, já é possível enviar alguns comandos para o carro mesmo à distância. Por meio do celular, por exemplo, é possível verificar se a porta está fechada, se o porta-malas está trancado e se tem combustível suficiente para voltar para casa.

Essa já é uma realidade para os donos de um veículo Hyundai no Brasil que tenha o novo sistema Bluelink. O chamado sistema de verificação de Status do Veículo pode realizar esse tipo de conferência e muitas outras atividades, por meio de uma conexão inteligente com a internet.

O que o Bluelink da Hyundai pode fazer?

Bluelink O Bluelink é capaz de realizar uma série de ações à distância. (Fonte: Hyundai/Reprodução)

Um carro inteligente com o sistema Bluelink da Hyundai pode fazer muito mais do que simplesmente trancar ou destrancar a porta. Também é possível disparar o alarme, abrir ou fechar as janelas, ativar o motor e até mesmo ligar o ar-condicionado. Essas são funções muito úteis e que podem ajudar bastante os motoristas de um país como o Brasil.

Imagine que você está saindo do trabalho em um dia quente de verão e o seu carro ficou o dia todo no sol. Antes de entrar nele, você pode acionar à distância o ar-condicionado e garantir que todo aquele ar quente de dentro do carro vai ter desaparecido quando você chegar.

Se você costuma “perder” o carro em estacionamentos de shoppings ou mercados, pode acionar o alarme para encontrá-lo com mais facilidade. Ou, se preferir, pode usar a função Find My Car, recurso muito semelhante àquele presente em smartphones para encontrar o item perdido. Vale ressaltar que esse recurso também é útil no caso de roubo do veículo.

Carro com recursos inteligentes para segurança

Bluelink O Bluelink também é útil em situações mais delicadas, como em um acidente. (Fonte: Hyundai/Reprodução)

Mas engana-se quem pensa que os recursos do Bluelink da Hyundai só oferecem praticidade. Eles podem ser realmente úteis para situações delicadas, como em caso de acidentes ou panes mecânicas.

Se um desses problemas acontecer, você pode pedir socorro diretamente por um botão no retrovisor central do carro inteligente. Em poucos instantes você entra em contato com a central de atendimento que vai prestar o suporte e encaminhar um guincho até o local.

No caso de uma colisão frontal em que os airbags são acionados, a central SOS Bluelink é imediatamente notificada e entrará em contato rapidamente para saber mais informações. Se a situação for mais delicada, o socorro é enviado e a central permanecerá conectada até a chegada da ambulância.

Como o Bluelink da Hyundai funciona no Brasil?

BluelinkFicou interessado em saber mais sobre o Bluelink? (Fonte: Hyundai/Reprodução)

Para que o Bluelink funcione no Brasil, a Hyundai firmou uma parceria com a Vivo. A operadora de telefonia é a responsável pela conexão dos carros com o sistema da montadora, o que também permite que o Bluelink se conecte aos smartphones.

No Brasil, os primeiros carros a terem acesso a tecnologia Bluelink são:

  • HB20 (Versão Evolution 1.0 em diante);

  • HB20X (Versão Evolution 1.6 em diante);

  • HB20S (Versão Evolution 1.0 em diante). 

E vale ressaltar que os seis primeiros meses do serviço são totalmente gratuitos.

Para saber mais sobre tudo isso, você pode acessar o site da Hyundai a partir deste link ou visitar uma concessionária da empresa e pedir para conhecer o Bluelink.

Fontes

Já existem carros inteligentes de verdade no Brasil?