Carro voador elétrico que lembra Star Wars completa testes com sucesso

1 min de leitura
Imagem de: Carro voador elétrico que lembra Star Wars completa testes com sucesso
Imagem: Airspeeder/Divulgação

Na última quinta-feira (17), a empresa australiana Airspeeder concluiu os primeiros voos de teste com o Alauda Mk3, um carro de corrida elétrico voador. Pilotado remotamente, o eVTOL (Vertical Take-Off and Landing) também foi supervisionado pela Autoridade de Segurança de Aviação Civil da Austrália.

Em comunicado à imprensa, a companhia compara o feito com "pioneiros automotivos e da aviação como Enzo Ferrari, Karl Benz, John Alcock e Arthur Brown". O projeto da Airspeeder foi iniciado em 2019 pelo empresário Matthew Pearson e lembra os speeders utilizados na saga Star Wars.

Os locais exatos de testes dos primeiros voos, que aconteceram nos desertos da Austrália do Sul, não foram revelados. A empresa espera, com isso, que as primeiras corridas com carros voadores elétricos aconteçam já em 2021 "em três locais internacionais a serem revelados em breve".

As corridas devem trazer pilotos experientes na aviação, do automobilismo e até dos esports para pilotar os veículos remotamente. Também deverá ser utilizada Realidade Aumentada (RA) para incrementar a experiência. Já o público, por sua vez, assistiria as transmissões pela internet.

Voos curtos e rápidos

A Airspeeder também deverá anunciar um período de pré-temporada das corridas. Os veículos Alauda Aeronautics Mk3 EXA pesam 130 kg e podem atingir 99 km/h, subindo até 500 metros, em 2,8 segundos. A bateria removível, segundo a fabricante, pode ser substituída em menos de 20 segundos e tem autonomia para voar de dez a 15 minutos.

AirspeederVeículo da Airspeeder lembra os speeders utilizados na saga Star Wars, por exemplo.

"O EXA cumpre a promessa de um futuro mostrado pela primeira vez na ficção científica. Estamos orgulhosos de apresentar um esporte que define o que humanos e máquinas podem alcançar juntos", disse Pearson em comunicado. O veículo traz, entre outros, sensores e sistemas para prevenir colisões.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.