United Airlines compra aviões supersônicos que vão de SP a NY em 6 horas

1 min de leitura
Imagem de: United Airlines compra aviões supersônicos que vão de SP a NY em 6 horas
Imagem: Boom Supersonic

A companhia aérea norte-americana United Airlines divulgou nesta quinta-feira (03) a compra de 15 aeronaves supersônicas da Boom Supersonic, uma startup que projeta aviões capazes de reduzir à metade o tempo das viagens internacionais.

No entanto, o acordo entre as duas empresas dos EUA, que prevê o aumento do pedido inicial para 50 jatos, depende ainda dos resultados de testes de segurança da United e também da capacidade da Boom em cumprir seu próprio cronograma, uma vez que a empresa ainda não construiu nem voou em um supersônico real.

Se os futuros modelos Overture da fabricante forem aprovados na inspeção inicial, a ideia é que possam ser lançados em 2025, façam seus voos de teste em 2026 e comecem a operar comercialmente até 2029. Com um avião desses seria possível uma viagem de São Paulo a Nova Iorque, que hoje leva quase 10 horas, ser completada em menos de seis.

Como será o voo dos novos Overture?

Hoje, os aviões voam pelos céus do planeta a velocidades que podem chegar perto dos 950 km/h. Os novos aviões supersônicos poderiam atingir a velocidade Mach 1,7, o que corresponde a cerca de 2 mil km/h. De acordo com a United, ao dobrar a velocidade de voo, seria possível voar para cerca de 500 destinos em praticamente metade do tempo registrado pela frota atual.

A Boom, por sua vez, prepara uma aeronave de demonstração, a XB-1 em escala real, para fazer seu voo inaugural ainda neste ano. Com 21 metros de comprimento, o protótipo abriga apenas o piloto e é bem menor do que a versão comercial, que será capaz de comportar até 88 passageiros e tripulantes.

Equipado com três motores J85-15 da General Electric, o demonstrador buscará atingir a velocidade Mach 1,3, ou 1,6 mil km/h. O avião real, que projeta uma velocidade Mach 1,7, terá 62,5 metros de comprimento e viajará a uma altitude de cruzeiro acima dos 18 mil metros.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.