Portal digital digno de ficção científica liga Lituânia à Polônia

1 min de leitura
Imagem de: Portal digital digno de ficção científica liga Lituânia à Polônia
Imagem: Reprodução/Go Vilnius

Um portal digital que liga regiões separadas por cerca de 600 quilômetros supera as restrições impostas pela pandemia da covid-19 e encoraja as pessoas a repensarem o significado da palavra unidade, defendem seus criadores. Duas estruturas, instaladas em ruas de Vilnius, capital da Lituânia, e Lublin, cidade da Polônia, transmitem, uma para a outra, imagens ao vivo capturadas por suas câmeras – exibidas em grandes telas –, gerando uma espécie de ponte digna de ficção científica.

Benediktas Gylys, a quem é atribuído o "pontapé inicial" da intervenção, defende que a obra é um convite à superação de preconceitos e conflitos que pertencem ao passado. "A humanidade enfrenta diversos desafios potencialmente fatais, seja polarização social, mudança climática ou problemas econômicos. De todo modo, se prestarmos mais atenção, veremos que isso não ocorre por falta de cientistas brilhantes, ativistas, líderes, conhecimento ou tecnologia", defende.

"[São agentes do cenário o] tribalismo, a falta de empatia e uma visão estreita do mundo, geralmente limitada por fronteiras nacionais", complementa. O resultado da transgressão proposta pelo artista você confere abaixo.

Portal digital conecta cidades distantes em tempo real.Portal digital conecta cidades distantes em tempo real.Fonte:  Reprodução/Go Vilnius 

União e sincronicidade

Projetado por engenheiros do Centro de Criatividade e Inovação da Universidade Técnica de Vilnius Gediminas, o design circular do portal digital, que remete à roda do tempo, foi elaborado em um período de cinco anos. Além disso, de acordo com os organizadores, existem planos para que as peças cheguem a outras partes do mundo.

Estruturas podem chegar a mais regiões do globo.Estruturas podem chegar a mais regiões do globo.Fonte:  Reprodução/Go Vilnius 

Adas Meskenas, diretor da entidade, conta que as várias etapas de instalação exigem equipes amplas e multifuncionais para se chegar ao resultado esperado. "Projetos significativos como este nascem quando diversas pessoas conseguem trabalhar juntas e alcançar a sincronicidade", finaliza.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.