Singapura, Seul e Londres lideram lista de cidades inteligentes

1 min de leitura
Imagem de: Singapura, Seul e Londres lideram lista de cidades inteligentes
Imagem: Wikimedia Commons

As cidades de Singapura (capital do país de mesmo nome), Seul (Coreia do Sul) e Londres (Inglaterra) obtiveram as notas mais altas do mais recente relatório de smart cities publicado pelo Eden Strategy Institute. Com isso, elas agora são consideradas as cidades mais inteligentes do mundo em governabilidade.

A lista equivale ao desempenho das regiões em 2020 e 2021 a partir de uma série de categorias avaliadas, como orçamento, programas de apoio, ecossistemas de inovação, visão e liderança. Ao todo, o objetivo não é avaliar somente se o local adotou ferramentas e serviços digitais, mas também se há uma estratégia definida para uso e uma alta taxa de adoção pela sociedade.

Confira abaixo o top 10 do ranking e a respectiva pontuação de cada cidade.

  1. Amsterdã - 31,1
  2. Viena - 31,2
  3. Xangai - 31,3
  4. Montreal - 31,8
  5. Nova York - 31,9
  6. Helsinque - 32
  7. Barcelona - 32,1
  8. Londres - 33,1
  9. Seul - 34
  10. Singapura - 35,8

E o Brasil?

Ao todo, o estudo analisou mais de 230 cidades de todas as partes do mundo. Nenhum representante brasileiro alcançou o top 50, que teve 18 novas cidades nessa faixa de pontuação — o que significa que cada vez mais regiões estão buscando boas colocações no estudo.

curitibaFonte: Luiz Costa/SMCSA única cidade brasileira citada no estudo é Curitiba - Imagem: Luiz Costa/SMCS.Fonte:  Eden Strategy Institute 

Apenas uma cidade do país recebeu uma menção no estudo, sem ter a posição revelada no ranking. Capital do Paraná, Curitiba ganhou destaque no relatório pelas políticas de sustentabilidade e adoção de energias alternativas na frota de ônibus, entre outros projetos.

O relatório completo pode ser baixado no site do instituto de pesquisa.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.