Combustível 80% mais limpo para aviões chega ao Brasil ainda este ano

1 min de leitura
Imagem de: Combustível 80% mais limpo para aviões chega ao Brasil ainda este ano
Imagem: Pexels
Avatar do autor

Foi lançado nesta semana o primeiro estudo de emissões de combustível sustentável para aviões comerciais. A pesquisa tem o objetivo de entender os efeitos e impactos climáticos do SAF (Sustainable Aviation Fuel), combustível 100% sustentável para aviação. Espera-se que o combustível sustentável chegue ao mercado brasileiro ainda este ano. O projeto é das companhias Airbus, Rolls-Royce e da fabricante de combustível Neste.

Segundo o diretor do Programa de Novas Energias da Airbus, Steven Le Moing, o estudo deve identificar soluções para reduzir a emissão de poluentes no planeta. “Atualmente, os aviões só podem funcionar com uma mistura máxima de 50% de SAF e querosene fóssil; esta parceria permitirá entender como os motores de turbina a gás funcionam utilizando 100% do combustível sustentável".

Os testes nas turbinas começaram nesta semana nas instalações da Airbus, na França. Foi utilizado um A350-900, com propulsores Rolls-Royce. As empresas realizaram o primeiro voo para comparar a compatibilidade do SAF com os sistemas de uma aeronave e ainda feitos testes para mensurar as emissões de partículas e determinar oimpacto ambiental.

Impacto ambiental

Segundo o vice-presidente da NESTE na Europa, Jonathan Wood, o combustível de aviação sustentável produzido pela empresa reduz em até 80% as emissões de gases de efeito estufa, se comparado ao uso de combustíveis fósseis.

A parceria entre as três empresas segue o ritmo da Boeing, que anunciou o compromisso de tornar todos os seus aviões comerciais adeptos de combustíveis 100% sustentáveis até 2030.

Combustível 80% mais limpo para aviões chega ao Brasil ainda este ano