Efeito Tesla: as 8 marcas que vão abandonar totalmente a gasolina

1 min de leitura
Imagem de: Efeito Tesla: as 8 marcas que vão abandonar totalmente a gasolina
Imagem: Tesla/Divulgação
Avatar do autor

Os carros elétricos estão cada vez mais populares. Isso porque a emissão de gases de efeito estufa - presentes em carros, motos e caminhões uma das principais causas do aquecimento global. Para conter o problema, a Tesla, de Elon Musk, foi a primeira montadora a vender elétricos em grande escala. Porém, grandes empresas, como Jaguar, Ford e Volvo já estão lançando veículos elétricos ou híbridos ao lado das linhas convencionais. Confira algumas empresas que pretendem disputar o mercado de elétricos nos próximos anos:

1. Audi - 2036

A Audi continuará lançando opções de veículos movidos a gasolina pelos próximos 15 anos, mas no futuro, a montadora alemã tem o objetivo de lançar apenas elétricos. Atualmente, o principal carro da marca que concorre com a Tesla é o Audi E-Tron, lançado em 2018.

Audi

2. Bentley - 2026

A Bentley, que fabrica carros de luxo, também deve começar a produzir carros elétricos. A montadora espera produzir híbridos nos próximos quatro anos e, em 2026, ter apenas opções à bateria.

bentley

3. Daimler/Mercedes-Benz - 2040

A Daimler, responsável pela Mercedes, divulgou em 2019 que pretende parar de produzir os veículos tradicionais. No entanto, o prazo é longo. Segundo a empresa, a estimativa para começar a transição para a linha elétrica  é de pelo menos 19 anos.

Mercedes

4. Ford (Europa) - 2026

Na Europa, a montadora deve terminar a transição para os carros elétricos até 2026. Nos Estados Unidos, por outro lado, a fabricante continuará produzindo modelos híbridos e convencionais.

mustangFord Mustang Mach-E, SUV elétrico da empresa (Ford/Divulgação)Fonte: Ford/Divulgação

5. General Motors - 2035

No início de 2021, a montadora americana anunciou seu plano que abandona os carros movidos a gasolina. A empresa deve transformar todos os seus veículos em elétricos até 2035.

MG

6. Jaguar - 2030

No início do ano, a empresa de carros de luxo divulgou que levará até 2030 para que todos os veículos da marca sejam elétricos. Atualmente, a Jaguar conta com apenas um modelo 100% à bateria em seu portfólio.

Jaguar

7. Volkswagen - 2030

Nesta semana, a Volkswagen divulgou seu plano para tornar os carros elétricos da marca mais acessíveis. A transição dos modelos tradicionais para os veículos movidos a bateria é a atual prioridade da empresa. Espera-se que pelo menos 80% dos carros da marca sejam elétricos até 2030.

elétrico

8. Volvo - 2030

A montadora sueca, Volvo, pretende ter apenas carros elétricos disponíveis no mercado até 2030. Neste mês, a empresa apresentou o seu segundo veículo 100% movido a bateria.

volvo