BMW apresenta novo painel curvo e sistema de navegação iDrive 8

1 min de leitura
Imagem de: BMW apresenta novo painel curvo e sistema de navegação iDrive 8

A montadora BMW apresentou nesta segunda-feira (15) a oitava versão do iDrive, o sistema de informação, navegação e entretenimento dos carros da companhia.

Em termos visuais, o iDrive 8 ficou ainda maior: ele roda a partir de um painel curvo que começa atrás do volante e expande quase até o banco do passageiro — algo possível graças à combinação das telas que mostravam detalhes da viagem (12,3"), como velocímetro, mapa e nível de combustível ou bateria, com o display usado para reproduzir conteúdos variados (14,9").

Tudo com a sua cara

O principal controlador do iDrive foi mantido de modelos antigos: um disco giratório com tampo de madeira que concentra alguns dos comandos do sistema.

O controlador fica entre os bancos dianteiros.O controlador fica entre os bancos dianteiros.Fonte:  BMW 

Foram realizadas melhorias também nos setores de reconhecimento de comandos de voz, interface de usuário e aprendizado de máquina, que opera totalmente na nuvem e melhora o processamento de dados em até 30 vezes. Todas as atualizações — e a BMMW promete que serão muitas — acontecerão de forma automática, adicionando aos poucos mais conteúdos ao sistema.

A plataforma ainda traz vários perfis de navegação, que podem ser escolhidos ou personalizados pelo motorista. Eles definem o estilo de direção e a necessidade, como passeios mais tranquilos ou um modo de eficiência de energia.

O iDrive e a sua variedade de conteúdos.O iDrive e a sua variedade de conteúdos.Fonte:  BMW 

Em termos de conectividade, tanto Apple CarPlay quanto Android Auto serão suportados por padrão.

Pronto para o futuro

O objetivo da BMW é tornar o iDrive 8 um sistema praticamente pronto para adotar um piloto automático, com a promessa de ter até o Nível 3 de autonomia — aquele em que o motorista pode deixar as principais tarefas com o veículo, mas deve estar pronto para retomar o controle do automóvel a qualquer momento.

O iDrive 8 vai estrear em dois novos modelos da montadora: o SUV elétrico iX e o sedã elétrico i4, ambos com previsão de receber a plataforma ainda no final de 2021.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.