Tesla fabrica secretamente bateria gigante para abastecer cidade

1 min de leitura
Imagem de: Tesla fabrica secretamente bateria gigante para abastecer cidade
Imagem: Tesla/Reprodução

A Tesla fabricou e conectou à rede elétrica da cidade de Angleton, no Texas, uma bateria gigante de mais de 100 megawatts. O projeto, que não foi anunciado oficialmente, fará o abastecimento de casas na região localizada a 65 km de Houston.

De acordo com a Bloomberg, o equipamento foi desenvolvido secretamente pela Gambit Energy Storage, uma subsidiária da companhia de Elon Musk.

A iniciativa tornou-se pública poucas semanas após o quase colapso da rede de energia elétrica no Texas. O sistema sofreu com a alta demanda por causa da onda congelante de frio que atingiu parte dos Estados Unidos recentemente. Durante a crise, muita gente ficou sem luz por dias, enquanto outras receberam contas que ultrapassaram R$ 90 mil.

Projeto Gambit

Os trabalhos na mega bateria estavam sendo escondidos do grande público e os funcionários chegavam a cobrir os equipamentos. Apesar disso, a empreitada empresarial foi descoberta por causa de documentos públicos e porque o logo da Tesla chegou a ser avistado nos capacetes dos trabalhadores.

A fonte possui capacidade para abastecer 20 mil residências, aproximadamente. A construção já está registrada junto à Electric Reliability Council of Texas (Ercot), entidade que administra o fornecimento de energia no estado norte-americano. De acordo com um executivo da instituição, a operação comercial da super bateria deve começar já em junho de 2021.

Essa não será a primeira vez que Musk se aventura no setor de energia. Além de já ter dito anteriormente que a Tesla irá ajudar na popularização de fontes sustentáveis de energia, o empresário é dono da SolarCity. A empresa, também subsidiária da Tesla, é especializada em serviços de energia solar, vendendo painéis e fabricando módulos solares.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.