EUA vão instalar meio milhão de carregadores para carros elétricos

1 min de leitura
Imagem de: EUA vão instalar meio milhão de carregadores para carros elétricos
Imagem: Teltonika Networks/Divulgação

O governo dos EUA estabeleceu a meta de construir mais de 500 mil estações de carregamento para carros elétricos até 2030. Essa é uma das ações da administração de Joe Biden para impulsionar a transição da frota de veículos a diesel para elétricos.

Nesta semana, o presidente norte-americano realizou uma reunião virtual com CEOs de empresas que estão construindo a infraestrutura de carregamento. A princípio, seis concessionárias de energia elétrica vão participar da iniciativa.

Mapa da futura rede de postos de carga rápida nos Estados Unidos.Mapa da futura rede de postos de carga rápida nos Estados Unidos.Fonte:  American Electric Power/Divulgação 

As empresas planejam construir uma “rede perfeita de estações de recarga” na região sul dos Estados Unidos. Os postos estarão situados nas principais rodovias dos estados do sul, estendendo-se até o oeste do Texas e ao norte até Indiana, Ohio e Virgínia.

Apesar de não se tratar de uma joint venture (empreendimento comercial sem caráter definitivo), o objetivo é apresentar uma rede unificada para os clientes. No entanto, cada companhia irá construir e operar as próprias estações.

A iniciativa terá um papel importante na expansão da frota de elétricos nos EUA. Hoje, o número limitado de carregadores rápidos é apontado como o principal impeditivo para os motoristas que desejam trocar um modelo a diesel por um que use energia limpa.

Para eles, o processo de carga das baterias é mais demorado do que reabastecer o tanque de gasolina de um automóvel convencional. Para mais, os proprietários de elétricos precisam fazer desvios maiores no caminho para encontrar uma estação.

A rede SuperCharger da Tesla está presente na maior parte dos estados americanos.A rede SuperCharger da Tesla está presente na maior parte dos estados americanos.Fonte:  WikiMedia/Reprodução 

Importante apoio das montadoras

Paralelamente a iniciativa do governo americano, as montadoras de veículos elétricos também investem no aumento das estações de carga rápida nos EUA. Por exemplo, a rede SuperCharger da Tesla possui mais de 1.100 postos espalhados no país.

Em 2020, a GM anunciou um projeto para construir 2.700 estações nos próximos cinco anos. No fim, essas ações colaboram para a popularização dos modelos elétricos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.