Ônibus movidos a hidrogênio começam a rodar da Escócia

1 min de leitura
Imagem de: Ônibus movidos a hidrogênio começam a rodar da Escócia
Imagem: First Bus/Divulgação

A cidade escocesa de Aberdeen inaugurou a primeira frota de ônibus movidos a hidrogênio do mundo. Os veículos contam com 60 assentos e podem deixar de jogar na atmosfera 1 kg de CO2 a cada quilômetro percorrido.

Os ônibus serão operados pela empresa First Bus e usarão uma estação de produção e abastecimento de hidrogênio inaugurada em 2015. Segundo a empresa, é possível reabastecer os veículos em menos de 10 minutos. Anteriormente, protótipos de veículos movidos a hidrogênio já haviam sido projetados, mas a frota escocesa é a primeira a entrar em operação oficialmente.

No total, o projeto custou £ 8,3 milhões e foi financiado pela Câmara Municipal de Aberdeen, o governo escocês e a União Europeia, com um investimento de cerca de £ 500 mil por veículo. “No momento, Aberdeen produz 500 quilos de hidrogênio verde diariamente”, disse o porta-voz da Câmara Municipal de Aberdeen, Philip Bell, em novembro passado. “Nosso plano é ter um hub de hidrogênio em três anos, que irá produzir três toneladas e meia do gás por dia”.

first busProtótipos de veículos movidos a hidrogênio já haviam sido projetados, mas a frota escocesa é a primeira a entrar em operação oficialmente (Fonte: First Bus/Divulgação)Fonte: First Bus/Divulgação

Sustentabilidade

A Escócia sediará a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática em novembro. “É fantástico saber que estaremos estabelecendo um exemplo estelar do que pode ser alcançado com a nova tecnologia, à medida que recebemos líderes de todo o mundo”, disse Andrew Jarvis, Diretor Administrativo da First Bus. “O First Bus atende milhares de clientes em Aberdeen e sabemos que muitos deles pegam ônibus porque se preocupam com nosso planeta".

Além do novo projeto, Aberdeen já contava com vans e varredores de estrada municipais elétricas ou movidas a hidrogênio.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.