Hyundai lança o loniq 5, seu 1º carro exclusivamente elétrico

1 min de leitura
Imagem de: Hyundai lança o loniq 5, seu 1º carro exclusivamente elétrico
Imagem: Hyundai/Divulgação

A Hyundai apresentou nesta terça-feira (23) seu novo veículo elétrico Ionic 5. O modelo é o primeiro da marca feito com plataforma desenvolvida exclusivamente para veículos elétricos. O veículo não terá versões do mesmo modelo com motores a combustão. O lançamento foi realizado no formato online, com transmissão ao vivo no YouTube.

O carro conta com uma potência equivalente a 218 cavalos e tem a capacidade de ir dos  0 aos 100 km/h em oito segundos. Em relação ao carregamento, o veículo pode restabelecer energia suficiente para percorrer 100 km em apenas 5 minutos com um carregador de 350 kW, sendo capaz de percorrer 480 km com uma carga completa.

Com 4,6 m de comprimento e 1,8 m de largura, o Hyundai Ioniq 5 tem 531 litros no porta-malas e mais 27 litros nos outros compartimentos do interior. O veículo conta com HUD (head-up display) com realidade aumentada e vários sistemas de assistência de direção semi autônoma, com as opções de circulação em rodovias, travamento para evitar colisões frontais, limitação de velocidade, entre outros.

O interior é minimalista, mas três itens chamaram a atenção: o cluster digital integrado com a tela 12 polegadas da multimídia, o Universal Island e o V2L. O Universal Island é um console central deslizante que pode ser movido 14 cm e o V2L permite que o veículo forneça até 3,6 kW de energia para dispositivos de alta potência através de tomadas domésticas. Ou seja, você consegue ligar qualquer eletrônico no carro ou mesmo carregar a bateria de uma bicicleta elétrica, por exemplo.

O Hyundai Ioniq 5 deve começar a ser vendido ainda no primeiro semestre de 2021 com preços a partir dos € 42 mil (cerca de R$ 277 mil, na conversão atual). A empresa afirma que irá expandir seu portfólio de veículos elétricos com o sedã Ioniq 6 e o SUV Ioniq 7.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.