Xiaomi também deseja lançar seu próprio carro elétrico

1 min de leitura
Imagem de: Xiaomi também deseja lançar seu próprio carro elétrico
Imagem: Olhar Digital
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A Apple ganhou as manchetes recentemente após a Hyundai revelar os planos da empresa de construir um carro elétrico. Agora, outras especulações apontam que a Xiaomi também está interessada em entrar no mercado de veículos.

O site chinês iFengNews conversou com fontes próximas da Xiaomi e descobriu que a fabricante de smartphones planeja lançar um carro no futuro. Até o momento, porém, nem mesmo a empresa sabe como vai tentar entrar nesse mercado.

Imagem meramente ilustrativa.Imagem meramente ilustrativa.Fonte:  Gizmochina 

De acordo com as fontes, o projeto do carro da Xiaomi é liderado por Lei Jun, o CEO da companhia e principal nome por trás do negócio de smartphones da marca. Como a ideia ainda está em fases iniciais de desenvolvimento, não existem detalhes aprofundados sobre o projeto e, como esperado, a fabricante chinesa não comentou sobre o assunto.

Ideia antiga

Apesar de as informações sobre um carro da Xiaomi aparecerem agora, a empresa já dá pistas de que está interessada nesse mercado há anos. A companhia até chegou a lançar um veículo customizado da montadora chinesa FAW, em 2019, com otimizações para seus smartphones.

O novo projeto, porém, deve ser mais aprofundado, envolvendo a fabricação de peças e montagem do veículo. Caso a Xiaomi siga as tendências da indústria de automóveis, o carro da empresa também deve ser elétrico e trazer funções autônomas.

Em 2013, o CEO da Xiaomi foi aos Estados Unidos duas vezes conversar com Elon Musk sobre o mercado de carros elétricos. Com isso em mente, pode ser que a firma chinesa até utilize a Tesla como um modelo para sua empreitada no mercado de automóveis.

Por que fazer um carro?

O interesse das fabricantes de smartphones em carros acontece devido à estagnação no setor de celulares. As vendas de smartphones caíram consideravelmente nos últimos anos, inclusive durante 2020.

Segundo estima a CNBC, o mercado de carros é avaliado em US$ 10 trilhões globalmente. Com isso, a Apple, empresa mais lucrativa do mundo mobile, precisaria de uma fatia de apenas 2% no segmento para conseguir bater seus ganhos atuais no setor mobile.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.