Apple e Nissan chegaram a conversar sobre carro elétrico

1 min de leitura
Imagem de: Apple e Nissan chegaram a conversar sobre carro elétrico
Imagem: Erick Martinez/Reprodução
Avatar do autor

Após pausar as conversas sobre a produção de um carro elétrico com a Hyundai, a Apple negociou o assunto com a Nissan. Além das duas empresas automotivas, a gigante de smartphones tem tratado sobre a inovação com outras companhias que ainda não foram reveladas.

De acordo com o Financial Times, o contato da Apple com a Nissan foi realizado nos “últimos meses”. Apesar da aproximação, a informação atual é que as negociações não avançaram e que, por isso, o assunto não está mais em pauta.

Em comunicado enviado à Reuters, a Nissan negou estar em negociações com a Apple, sem dizer se as tratativas haviam ou não ocorrido anteriormente. Apesar da negativa, a empresa japonesa disse que “está sempre aberta para explorar colaborações e parcerias que aceleram a indústria da transformação”.

Project TitanArtistas chegaram a imaginar como seria o Apple Car

O diálogo entre as gigantes não avançou porque a Apple gostaria que os veículos fossem construídos com a marca da maçã. A Nissan teria rechaçado a ideia porque entendeu que isso reduziria o produto a um OEM (Original Equipment Manufacturer).

“Nós temos a nossa própria satisfação do cliente, que vem através do carro (que projetamos). De maneira nenhuma nós vamos mudar a forma que construímos nossos carros”, disse Ashwani Gupta, diretor de operações da Nissan à Financial Times. “A forma como projetamos, desenvolvemos e fabricamos será como um fabricante automotivo”, acrescentou o executivo.

Project Titan

As negociações a respeito do “Apple Car”, ou atualmente “Project Titan”, circulam há pelo menos seis anos. Em 2015, informações iniciais davam conta que o produto seria lançado no mercado em 2020, o que obviamente não aconteceu.

A dona da marca iPhone tem buscado parcerias para desenvolver o carro e de acordo com um relatório divulgado no final do ano passado, o veículo elétrico com o símbolo da Maçã não deve circular pelas ruas do mundo antes de 2028.

Apple e Nissan chegaram a conversar sobre carro elétrico