Toyota lançará 3 veículos elétricos nos EUA neste ano

1 min de leitura
Imagem de: Toyota lançará 3 veículos elétricos nos EUA neste ano
Imagem: Toyota

Após lançar em dezembro do ano passado um SUV inédito da marca, parece que a Toyota resolveu embarcar com tudo no mercado de veículos totalmente elétricos, anunciando três versões eletrificadas de seus automóveis nos Estados Unidos ainda neste ano.

A informação, divulgada em uma nota à imprensa na quarta-feira (10), diz que os modelos incluirão dois veículos elétricos movidos a bateria (BEV’s) e um híbrido plug-in (PHEV). A empresa, que é hoje a mais vendida no mundo, reconheceu que a melhor forma de reduzir os gases de efeito estufa é “oferecer aos motoristas opções com menos carbono”.

Após relembrar o pioneirismo da companhia em eletrificação, relembrando o lançamento do Prius há quase 25 anos, o vice-presidente-executivo de vendas da Toyota América do Norte garantiu na declaração que as novas ofertas “darão aos clientes várias opções de trem-de-força que melhor atendam às suas necessidades”.

Akio Toyoda considera os BEVAkio Toyoda considera os BEV's um "exagero" (Fonte: Toyota/Reprodução)Fonte:  Toyota 

Resistência aos carros totalmente elétricos

Embora seja inegável o pioneirismo da Toyota em eletrificação veicular, o fato é que a montadora japonesa tem demonstrado há muito tempo uma clara resistência à eletrificação total fora da China. No anúncio, a empresa faz questão de afirmar que “uma pesquisa interna” avaliou que as emissões de gases de efeito estufa são quase similares entre os modelos totalmente elétricos e os híbridos plug-in.  

O argumento, muito parecido com o divulgado pelos produtores de petróleo, é que, durante a produção de eletricidade para carregar as baterias, ocorre a emissão de poluentes, uma alegação a princípio correta, mas que perde força ao se ter em mente que os EV’s se tornam mais “limpos” à medida que aumenta a demanda por energia renovável na rede de distribuição.

Ainda que seu CEO Akio Toyoda continue achando os carros totalmente elétricos “um exagero”, o anúncio da Toyota revela um reposicionamento da empresa e a consolidação de uma nova tendência para o transporte do futuro.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.