Microsoft e Volkswagen fecham parceria para criar carro autônomo

1 min de leitura
Imagem de: Microsoft e Volkswagen fecham parceria para criar carro autônomo
Imagem: Volkswagen

A montadora alemã Volkswagen anunciou uma aliança com a Microsoft para o desenvolvimento de um carro autônomo. A empresa do ramo de automóveis será a responsável pela fabricação e o design do veículo em si, enquanto a gigante da tecnologia cuidará da plataforma que permite a direção automática.

A base tecnológica é o serviço de nuvem da Microsoft, o Azure, que ajudará a processar e transportar as altas quantidades de dados e mecanismos de Inteligência Artificial necessários para que o sistema operacional do veículo opere. A parceria já teve o início aprovado e a promessa é de que ela reduzirá o tempo de desenvolvimento "de meses para semanas".

Softwares já desenvolvidos pelos alemães serão utilizados e aprimorados para garantir a autonomia de um veículo.

Os planos da Volkswagen envolvem tecnologias de ambas as marcas.Os planos da Volkswagen envolvem tecnologias de ambas as marcas.Fonte:  Volkswagen 

O resultado da parceria é chamado de Automated Driving Platform, um sistema escalável que pode ser utilizado tanto para motoristas donos do próprio veículo quanto em automóveis de frotas de táxi, transporte por aplicativo ou sistema de alugueis de curto prazo.

Longa data

Anteriormente, as duas empresas já eram parcerias no desenvolvimento de um sistema para carros conectados e com serviços digitais — o que ela acredita ser uma vantagem em relação a outras montadoras, que terão que criar essa primeira plataforma do zero antes. O ambiente virtual ainda permite a atualização de firmwares mais rapidamente e melhorias no atendimento ao consumidor.

No final de 2020, a montadora ainda afirmou que colocou em andamento um plano para tentar superar a Tesla no setor de carros elétricos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.