Hyundai apresenta conceito de híbrido entre carro autônomo e robô

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A montadora sul-coreana Hyundai apresentou o conceito de um veículo de mobilidade que pode assumir duas formas. Além de ter quatro rodas e agir como um carro autônomo, o TIGER pode expandir os "membros" e virar uma espécie de robô quadrúpede.

O nome do projeto é uma sigla: Transforming Intelligent Ground Excursion Robot. Ele atualmente está em desenvolvimento pelo New Horizons Studio, um laboratório da própria Hyundai, em parceria com a Autodesk e a empresa de design e inovação Sundberg-Ferar.

As "pernas" do veículo geram mais estabilidade em terrenos acidentados.As "pernas" do veículo geram mais estabilidade em terrenos acidentados.Fonte:  Hyundai 

O TIGER não é um veículo tripulado: a ideia é que ele seja um modelo capaz de transportar apenas cargas, e não pessoas, para acessar terrenos de difícil acesso, como em missões de resgate ou desastres naturais. Os equipamentos podem incluir kits de primeiros socorros ou alimentos, por exemplo.

Para se movimentar, ele teria um controle direcional em 360º, vários sensores para observação do ambiente e a possibilidade de ser conectado a drones de grande porte que recarregam e transportam o veículo.

TIGER-X1.TIGER-X1.Fonte:  Hyundai 

Ele deve passar a maior parte do tempo no formato de carro, mas expandir as "pernas" para subir plataformas elevadas ou desviar de pedras, por exemplo.

O protótipo criado até agora foi batizado de TIGER X-1 e é tido como uma evolução de conceitos anteriores, como o Elevate, que foi apresentado na CES 2019 e foi imaginado como uma espécie de robô-taxi urbano.

Vale lembrar que a Hyundai recentemente adquiriu a fabricante Boston Dynamics, especializada em criar máquinas dos mais diversos formatos capazes de andar e até dançar de forma autônoma e orgânica. Por outro lado, ela parece cada vez mais distante de ser a responsável pela fabricação do carro elétrico da Apple.

Não há qualquer previsão de lançamento comercial para os modelos feitos a partir da plataforma TIGER. A própria montadora confirma que ainda são muitos os "obstáculos técnicos" que devem ser superados para que o modelo seja transformado em um produto comercializável.

Fontes

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