Toyota e Aurora desenvolverão carros autônomos em nova parceria

1 min de leitura
Imagem de: Toyota e Aurora desenvolverão carros autônomos em nova parceria
Imagem: Aurora / AutoBlog

Nesta terça-feira (9), a Aurora anunciou sua mais nova parceria com gigante japonesa Toyota para desenvolver e "democratizar" tecnologias voltadas para veículos autônomos. O principal objetivo da união é aperfeiçoar um conjunto composto de hardware e software capazes de permitir quase a autonomia total dos veículos e, assim, vendê-lo para outras empresas do ramo automotivo. Nesse contexto, as empresas devem contar com o apoio da fabricante de peças Denso para realizar a façanha.

Fruto da parceria, a nova frota de veículos autônomos já possui uma previsão de teste inicial e modelo de preferência. Segundo o anúncio, a linha de minivans Sienna, da Toyota, foi escolhida pelo seu design espaçoso e deve participar dos primeiros testes do sistema autônomo Aurora Driver logo no fim deste ano. O acordo de longo termo é o mais recente entre as muitas colaborações entre a Aurora e outras empresas do ramo.

Além de ter adquirido a divisão de carros autônomos da Uber no último mês de dezembro, a Aurora também já "flertou" com empresas como a Kia, Hyundai e Volkswagen, realizando colaborações e recebendo investimentos para seus projetos. Contudo, a nova parceira é um marco para os avanços da companhia, que agora conta com o apoio da alta capacidade de produção da Denso e certificação de qualidade da Toyota.

A Toyota é uma das maiores fabricantes de carro do mundo. (Fonte: MBT Mag / Reprodução)A Toyota é uma das maiores fabricantes de carro do mundo. (Fonte: MBT Mag / Reprodução)Fonte:  MBT Mag 

O CEO da Aurora, Chris Urmson, reforça a importância da parceria em um comunicado: "A Toyota tem um legado incomparável, experiência em engenharia, liderança e capacidade de fornecer veículos de alta qualidade, acessíveis e confiáveis," explica. Similarmente, ele também comenta que a empresa é uma das favoritas do mercado de carros autônomos devido à sua qualidade de construção, durabilidade e robustez.

Assim, a colaboração de longo termo entre as empresas deve permitir que a Aurora se aproxime de seu objetivo de popularizar sua tecnologia de direção autônoma nas estradas ao redor do mundo — algo ainda não alcançado mesmo por suas maiores concorrentes, como a Waymo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.