Venda global de veículos elétricos aumenta 39% em 2020

1 min de leitura
Imagem de: Venda global de veículos elétricos aumenta 39% em 2020
Imagem: Tristate/Reprodução

Uma pesquisa da empresa de análises Canalys mostra que as vendas globais de veículos elétricos aumentaram 39% em 2020. Com isso, o setor de elétricos atingiu a marca de 3,1 milhões de unidades vendidas em todo o mundo.

O resultado é considerado extremamente surpreendente para os analistas. Isso porque o mercado geral de automóveis teve uma queda de 14% em 2020.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Quadro da Canalys sobre o crescimento da venda de veículos elétricos até 2030.Quadro da Canalys sobre o crescimento da venda de veículos elétricos até 2030.Fonte:  Canalys/Divulgação 

“Em um ano difícil para a indústria automotiva como 2020, a forte demanda por elétricos tem sido um ponto realmente brilhante. Isso continuará em todo o mundo em 2021, apesar das condições economicamente adversas”, diz Chris Jones, analista-chefe da Canalys.

O documento mostra que os elétricos representam quase 5% das vendas de carros novos em 2020. Para 2021, a expectativa é que esse número ultrapasse os 7% em todo mundo. Um crescimento adicional de 66% para exceder 5 milhões de unidades vendidas.

A pesquisa projeta que o número de vendas de elétricos deve aumentar para 30 milhões ao ano em 2028. Os analistas também preveem que eles representarão quase metade de todos os automóveis vendidos globalmente até 2030.

“O rápido crescimento continuará à medida que mais elétricos forem lançados e os governos definirão e manterão políticas para estimular a produção e venda desses modelos”, revela Sandy Fitzpatrick, vice-presidente da Canalys.

Mesmo sendo a casa da Tesla, os elétricos ainda não dominam o mercado nos EUA.Mesmo sendo a casa da Tesla, os elétricos ainda não dominam o mercado nos EUA.Fonte:  Tesla/Divulgação 

China e Europa como os principais mercados

Segundo a pesquisa da Canalys, cerca de 1,3 milhão de veículos elétricos foram vendidos apenas na China e na Europa em 2020. Isso é quatro vezes mais que o número de vendas nos Estados Unidos.

“As vendas de elétricos representam apenas 2,4% dos carros novos vendidos nos EUA. Mesmo as políticas de um governo americano mais solidário não mudarão as coisas da noite para o dia”, destaca Jones.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.