Startup australiana apresenta o primeiro carro de corrida voador

1 min de leitura
Imagem de: Startup australiana apresenta o primeiro carro de corrida voador
Imagem: Airspeeder

A empresa startup Alauda Racing, da Austrália, apresentou nesta semana seu mais recente "carro de corrida voador", o Airspeeder Mk3. O modelo se trata de um "veículo elétrico de decolagem e aterrissagem vertical operado remotamente" (eVTOL, na sigla em inglês) e já está pronto para elencar corridas neste ano.

O Airspeeder Mk3, na verdade, é um "drone" octocóptero com design moderno. O veículo, apesar de possuir espaço em sua cabine, não abriga pilotos e deve ser controlado remotamente. A medida parece ter sido tomada por motivos de segurança, em vista aos possíveis riscos dos testes iniciais. Contudo, a startup já confirmou que está trabalhando em um novo modelo capaz de transportar humanos, o Airspeeder Mk4.

O atual modelo foi desenvolvido para as "pistas": o Mk3 é capaz de atingir cerca de 100 km/h em apenas 2,3 segundos. Parte desse feito se deve ao leve peso de sua fuselagem feita de fibra de carbono, com apenas 100 kg. A estrutura também abriga uma bateria potente de 96 kW com suporte para trocas rápidas em "pit-stops", como ocorre nas corridas de Fórmula 1.

O Airspeeder Mk3 é suporta diferentes tipos de bateria, que oferecem por sua vez efeitos variados em sua velocidade e controle. (Fonte: Alauda Racing, New Atlas / Reprodução)O Airspeeder Mk3 é suporta diferentes tipos de bateria, que oferecem por sua vez efeitos variados em sua velocidade e controle. (Fonte: Alauda Racing, New Atlas / Reprodução)Fonte:  Alauda Racing, New Atlas 

O fundador da Alauda Racing, Matt Pearson, afirmou em um comunicado que seu eVTOL está pronto para voar: "As primeiras corridas de carros voadores elétricos do mundo acontecerão este ano e será o automobilismo mais emocionante e progressivo do planeta," comenta animado. O Airspeeder Mk3 foi desenvolvido para corridas não-tripuladas com até 11 veículos participantes do mesmo modelo, com direito as curvas fechadas e desafiadoras das modalidades tradicionais.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.