Uber piorou o trânsito nas cidades, indica estudo

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Os apps transporte Uber e Lyft, embora tenham como objetivo melhorar o trânsito com suas corridas compartilhadas, na verdade intensificam os congestionamentos, segundo um estudo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês) publicado nesta segunda-feira (01).

Os resultados da análise indicam que, desde a introdução dos aplicativos, as áreas urbanas registram 0,9% mais congestionamentos, que duram um período 4,5% maior. Com a adoção em massa desse meio de transporte, o número de passageiros nos transportes públicos caiu 8,9%. Os veículos particulares, por sua vez, sofreram um impacto consideravelmente menor, com uma redução de apenas 1%.

Como o estudo foi feito?

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Para chegar a esses números, os pesquisadores consideraram algumas variáveis, como o tempo de viagem nos carros por aplicativo, o número de horas de congestionamento, a frequência do uso de transporte público dos usuários e número médio de veículos que uma família possui.

O estudo, que foi realizado nos Estados Unidos, considerou esses pontos em dois cenários. No primeiro, os impactos das empresas Uber e Lyft foram analisados isoladamente. Já no segundo, a análise foi feita de forma conjunta, considerando todo o tempo em que os apps estão operando.

Conclusões da análise

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Conforme os pesquisadores do MIT, Uber e Lyft não causaram diminuições significativas no número de veículos particulares nos EUA. Na verdade, as empresas apenas aumentaram o número de carros circulando e, em alguns casos, substituíram o transporte público — dois fatores que pioram a fluidez do trânsito.

"Apesar do ideal de fornecer uma solução de mobilidade sustentável, promovendo o compartilhamento de carros em grande escala, nossa análise sugere que [as empresas] intensificaram os desafios do transporte urbano desde sua estreia nos Estados Unidos", conclui o documento.

Embora o cenário seja negativo, os pesquisadores admitem que os aplicativos podem colaborar para a melhora do trânsito no futuro. Afinal, sua introdução aconteceu há pouco tempo e ainda há espaço para mudanças.

Fontes

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