91% dos donos de carros elétricos jamais voltariam para gasolina

1 min de leitura
Imagem de: 91% dos donos de carros elétricos jamais voltariam para gasolina
Imagem: Unsplash
Avatar do autor

Uma pesquisa feita com proprietários de carros elétricos no Reino Unido, divulgada no último dia 29 de dezembro, mostrou que 9 em cada 10 dos entrevistados não voltariam a usar os veículos convencionais, movidos a gasolina ou diesel, evidenciando uma importante mudança a favor dos modelos mais ecológicos.

Mais de 2 mil motoristas foram ouvidos no estudo conduzido pelo serviço de mapas de pontos de recarga Zap-Map, durante o mês de novembro. Deste total, 91% deles rejeitou a ideia de trocar seus automóveis eletrificados por versões a combustão, enquanto apenas 1% voltaria a usá-los. Os outros 8% não têm certeza sobre a substituição.

Os motoristas dos carros a eletricidade também disseram estar bastante satisfeitos com a tecnologia, superando os proprietários de carros convencionais neste quesito. O índice de satisfação foi de 91% entre os donos de elétricos, número que chegou a 72% entre aqueles que dirigem um automóvel a gasolina.

Dados da pesquisa realizada em novembro passado no Reino Unido.Dados da pesquisa realizada em novembro passado no Reino Unido.Fonte:  Zap-Map/Divulgação 

Carros híbridos plug-in foram mencionados na pesquisa registrando índices menores que os modelos 100% eletrificados, mas ainda assim melhores quando comparados aos veículos convencionais. Conforme a empresa, 84% dos donos das versões que mesclam eletricidade e combustível fóssil estão satisfeitos com eles.

Modelos mais bem avaliados

O VW ID.3 foi a versão totalmente elétrica mais bem avaliada entre os motoristas participantes da pesquisa, recebendo 100% de recomendação. Na sequência, vieram os modelos Tesla Model 3 e Kia e-Niro com 96%, Hyundai Kona EV (94%), Renault Zoe (92%) e Nissan Leaf (90%).

As versões híbridas BMW Série 3 e Kia Niro Plug-in Hybrid também obtiveram 100% de aprovação entre os entrevistados, alcançando o mesmo índice obtido pelo ID.3, de acordo com a Zap-Map.

Para a cofundadora do serviço Melanie Shufflebotham, essa pesquisa evidencia o aumento do impacto dos carros limpos entre os consumidores nos últimos anos. “O desafio para a indústria automotiva é aproveitar as oportunidades que os elétricos apresentam”, comentou.