Holanda recebe maior frota única de ônibus elétricos do mundo

1 min de leitura
Imagem de: Holanda recebe maior frota única de ônibus elétricos do mundo
Imagem: BYD
Avatar do autor

A empresa de transporte Keolis apresentou no início desta semana a maior frota única do mundo de ônibus totalmente elétricos a entrarem em operação simultaneamente. Ao todo, são 246 veículos que passam a operar na Holanda, entre as províncias de Gelderland e Overijssel.

A frota vai atender 120 linhas, conectando 180 vilas e quatro cidades de médio porte, cobrindo uma área com população de 3,1 milhões de pessoas. Serão disponibilizadas 177 estações de recarga para os veículos passarem a noite, sendo que o processo leva apenas uma hora e meia para ser finalizado.

Os condutores e funcionários de logística foram treinados para trabalhar desde já com os ônibus. Para os clientes, é possível programar um sistema de entretenimento com controle multimídia e mudar as cores da iluminação ambiente.

Os veículos são fabricados pela BYD e permitem a economia de até 16 mil toneladas de CO2 que seriam emitidas todos os anos por ônibus movidos a combustíveis fósseis. Eles vêm em versões de 12 metros ou 13 metros de comprimento, com capacidade para até 41 passageiros sentados e 40 de pé.

Fontes

Holanda recebe maior frota única de ônibus elétricos do mundo