Reino Unido lança 'placas verdes' para incentivar carros elétricos

1 min de leitura
Imagem de: Reino Unido lança 'placas verdes' para incentivar carros elétricos
Imagem: The Guardian/Reprodução
Avatar do autor

Visando identificar veículos com emissão zero, o Reino Unido iniciou o registro de matrícula de Placas Verdes nesta terça-feira (8). Segundo uma pesquisa realizada pela montadora Nissan, a ação deve ajudar a impulsionar a procura por carros elétricos.

Em novembro deste ano, o governo britânico anunciou um plano para encerrar as vendas de carros e vans a gasolina e a diesel em 2030. Assim, os benefícios fiscais ao comprar um modelo não poluente atraíram a atenção dos consumidores.

As placas verdes serão exclusivas para veículos totalmente elétricos.As placas verdes serão exclusivas para veículos totalmente elétricos.Fonte:  Nissan/Divulgação 

De acordo com a pesquisa, um terço dos motoristas britânicos estariam dispostos a comprar um carro elétrico devido ao novo registro. Bem como, 29% dos entrevistados estavam à procura de cortar custos automobilísticos em 2020.

“Elétricos com emissão zero proporcionam benefícios incríveis. Embora muitos saibam sobre as vantagens ambientais, muitos compradores ainda não percebem que também poderiam economizar quantias significativas com um veículo elétrico”, destaca Andrew Humberstone, diretor da Nissan Motor na Grã-Bretanha.

Aplicada apenas em modelos totalmente elétricos, a nova placa traz um retângulo verde no canto esquerdo da sinalização. Dessa forma, será mais simples para os motoristas circularem por zonas restritas a veículos de baixa emissão espalhadas pelo país.

Cidades como Londres possuem zonas restritas a circulação de apenas veículos de baixa emissão.Cidades como Londres possuem zonas restritas a circulação de apenas veículos de baixa emissão.Fonte:  Driving.UK/Reprodução 

Mais números da pesquisa

A pesquisa realizada pela Nissan ouviu mais de 2 mil motoristas de várias partes do Reino Unido em agosto de 2020. Em geral, foi constatado que 32% das pessoas teriam maior probabilidade de comprar um carro elétrico nos próximos anos.

Apenas em Londres, 50% dos entrevistados demonstraram interesse em adquirir um modelo elétrico. No caso, a escolha seria pela facilidade de circular por todas as regiões da cidade – incluindo as zonas de emissão zero da capital inglesa.

“A era do veículo elétrico está se aproximando rapidamente e essas novas placas de matrícula verdes em breve serão uma visão comum em nossas estradas”, opina Humberstone.