Nova bateria para carros elétricos recarrega 80% em 15 minutos

1 min de leitura
Imagem de: Nova bateria para carros elétricos recarrega 80% em 15 minutos
Imagem: QuantumScape/Reprodução
Avatar do autor

As baterias para carros elétricos ainda são notícia mais do que os veículos que as usam: são caras demais, inexistem no mercado para reposição ou ainda descarregam em poucos dias – além de demorarem a ser recarregadas, em comparação com carros que usam motores a combustão. A QuantumScape, parece, tem a solução para isso: uma bateria que completa 80% de sua carga em apenas 15 minutos.

.  Quantumscape/Reprodução 

“As baterias de hoje não são competitivas. Eles não têm densidade de energia para atingir o alcance necessário nem podem ser recarregadas rapidamente. As melhores baterias de hoje levam cerca de uma hora para carregar, sendo obviamente fácil reabastecer um carro a gasolina no máximo em dez minutos”, disse à CNBC o fundador e CEO da empresa, Jagdeep Singh.

Os testes divulgados na última terça (8) revelaram que a QuantumScape conseguiu produzir uma bateria de metal de lítio de estado sólido que pode ser recarregada rapidamente, além de ter uma vida útil calculada em 12 anos com o uso normal de um veículo elétrico com autonomia de cerca de 480 quilômetros ou mais, funcionando melhor que as existentes no mercado em temperaturas abaixo de zero.

Conselho de peso

A QuantumScape conta hoje, em seu conselho administrativo, com os ex-executivos da Tesla JB Straubel e da SolarCity Brad Buss, além de Juergen Leohold e Frank Blome, ambos atualmente na Volkswagen (a montadora alemã fez recentemente um investimento de US$ 380 milhões na empresa).

“A participação no mercado das baterias elétricas deve ir além dos 2%, por conta do aumento do número de veículos elétricos nas estradas, e isso não vai acontecer até que as baterias estejam no mesmo nível ou melhores que os motores de combustão interna”, disse Singh.

Segundo ele, o custo de uma bateria hoje não se reflete em sua durabilidade, que é bem menor que a do carro em si. "O que se espera é uma bateria feita com materiais não oxidáveis que seja segura e durável”.