Transportes

TIM quer instalar 60 usinas de energia renovável em 2021

VP da Tim detalhou os avanços no plano da empresa para uma base energética de fontes limpas

Avatar do(a) autor(a): Jorge Marin

07/12/2020, às 08:30

TIM quer instalar 60 usinas de energia renovável em 2021

Fonte:  Tim 

Imagem de TIM quer instalar 60 usinas de energia renovável em 2021 no tecmundo

Em entrevista à revista Exame, o vice-presidente de recursos corporativos da TIM, Bruno Gentil, afirmou que a operadora de telefonia móvel avançou o seu plano de geração de energias renováveis e deve atingir, no ano que vem, 60 usinas do tipo, inclusive biogás.

A execução do “Plano Nacional de Geração Distribuída”, anunciado pela subsidiária da Telecom Itália em 2017, teve um avanço das metas traçadas originalmente, e um sucesso além do esperado, “melhorando nossa matriz energética com fontes mais sustentáveis e redução de custos”, afirmou Gentil à publicação.

Segundo o executivo, já foram entregues 24 usinas, incluindo solar, centrais geradoras hidrelétricas (CGHs) e biogás, totalizando 15 gigawatt-hora (GWh) de capacidade, energia capaz de alimentar 8 mil unidades de consumo, desde antenas e torres de telecomunicações até lojas próprias.

Detalhes do parque energético da Tim

Obras da usina de biogás da TIM (Fonte: TIM/Divulgação)Obras da usina de biogás da TIM (Fonte: TIM/Divulgação)

Bruno Gentil explicou que, até setembro passado, 62% do consumo total de energia da operadora veio de fontes renováveis, o que representa um pequeno ganho em relação à meta estabelecida de 60%. A expectativa da empresa, segundo o VP, é fechar o ano com 78%, e superar os 80% em 2021.

A perspectiva, para o ano que vem, é que estejam instaladas 60 usinas, entre energia solar, CGHs e biogás, com geração de 38 GWh de energia, medida utilizada em eletrotécnica que, na prática, significa abastecimento de uma cidade com 150 mil habitantes, o que representa 12 usinas acima da meta originalmente traçada.

Gentil faz questão de destacar que a TIM é a primeira operadora a ter uma usina de biogás com com resíduos sólidos urbanos para gerar energia. Essa instalação, localizada no município paulista de Mauá, busca aliar o projeto de renováveis da empresa na solução de um problema crônico do Brasil, que é o tratamento do lixo.


Avatar do(a) autor(a): Jorge Marin

Por Jorge Marin

Especialista em Redator

Redator do Mega Curioso e do TecMundo, Jorge Marin escreve sobre Ciências e Tecnologia desde 2019, conectando conhecimento acadêmico com experiências humanas do dia a dia. É psicólogo, cinéfilo e botafoguense inveterado.


Fontes