Joe Biden: Energia Limpa criará milhões de empregos

1 min de leitura
Imagem de: Joe Biden: Energia Limpa criará milhões de empregos
Imagem: Patrick Semansky via El País/Reprodução

O candidato à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, discutiu neste sábado (24) no podcast Pod Save America questões relacionadas a mudanças climáticas. Durante sua fala, o democrata afirmou que a energia limpa representa não apenas uma solução para os danos ambientais, como também uma boa oportunidade para criar milhões de empregos.

Após reconhecer a ameaça das mudanças climáticas à humanidade, Biden explicou seu ponto de vista: "Ninguém vai construir outra usina elétrica a óleo ou gás. Eles vão construir usinas movidas à energia renovável... As indústrias que vão crescer mais rapidamente serão a solar e a eólica". A lógica é simples: com novas indústrias, surgem novos empregos.

Para conferir o podcast na íntegra, basta dar play no vídeo abaixo, mas já adiantamos que está em inglês. 

Mudanças climáticas em foco 

Os debates presidenciais dos Estados Unidos, que aconteceram na última semana, inauguraram a discussão sobre o tema. Por incrível que pareça, os debates anteriores não incluíram as mudanças climáticas nas pautas. No entanto, com os crescentes impactos desse fenômeno, tornou-se urgente falar sobre ele.

Durante os debates, o candidato democrata afirmou que pretende beneficiar o meio ambiente e também a economia do país com a transição da indústria do petróleo para a indústria de energia solar, eólica e outras opções renováveis.

Transição para energia limpa

a  Pexels/Reprodução 

Na verdade, essa transição não é mais uma expectativa. Caso seja eleito, Biden vai apenas acelerar esse processo, uma vez que grandes empresas de petróleo já estão se inclinando para as energias renováveis — que além de necessárias, se tornaram muito lucrativas. A Shell, por exemplo, anunciou em abril que até 2050 pretende alterar sua forma de negócio, adotando tais energias. 

Apesar de assumir uma postura mais "eco-friendly", Biden garantiu que os trabalhadores das indústrias de combustíveis fósseis não precisam se preocupar em perder seus empregos. "Não vamos nos livrar dos combustíveis fósseis por muito tempo", afirmou o candidato.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.