Pequena parte da energia solar alimentaria todo o mundo, diz Musk

1 min de leitura
Imagem de: Pequena parte da energia solar alimentaria todo o mundo, diz Musk
Imagem: Unsplash

Toda a população mundial poderia ser abastecida usando uma pequena quantidade de energia solar, segundo Elon Musk. A declaração foi dada por ele em um tweet no último dia 16 de outubro, em resposta a um usuário que compartilhou uma reportagem sobre os custos reduzidos desse tipo de energia.

“Esse reator de fusão livre no céu converte convenientemente ~ 4 milhões de toneladas de massa em energia a cada segundo. Só precisamos pegar uma quantidade extremamente pequena dele para alimentar toda a civilização”, escreveu o CEO da Tesla e da SpaceX.

Fã de longa data da energia proveniente do Sol, Musk já havia dado declarações semelhantes em outras oportunidades. Em uma delas, sugeriu que bastaria uma única usina solar, gigante, para fornecer energia a todo o território norte-americano.

Uma das ideias dadas pelo executivo é transformar uma área de aproximadamente 26 mil quilômetros quadrados, localizada “em um canto do deserto do Arizona, Texas ou Utah”, em uma grande usina de energia solar. De acordo ele, essa instalação seria capaz de gerar 1 gigawatt por quilômetro quadrado.

Musk tem razão?

A afirmação de Musk, de que a energia solar seria suficiente para abastecer toda a civilização, gerou muita discussão no Twitter. Mas de acordo com o site Popular Mechanics, o empresário tem razão, pelo menos no sentido técnico, já que o Sol é “um reator de fusão natural que produz uma quantidade insondável de energia”.

Conforme a publicação, a estrela central do Sistema Solar possui uma potência média de 385 yottawatts — 3,85 watts vezes 10, elevado à 26ª potência. Desse total de energia, aproximadamente dois terços atinge a Terra, enquanto a outra parte é filtrada pela atmosfera.

Se toda essa parte da energia solar que chega ao planeta fosse convertida em eletricidade, em uma hipotética usina no deserto americano, seria capaz de produzir até 300 vezes o total de energia gerada por todas as usinas do mundo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.