Prédio de 7,6 mil toneladas é transportado pelas ruas de Xangai [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Prédio de 7,6 mil toneladas é transportado pelas ruas de Xangai [vídeo]

Um prédio de cinco andares, pesando cerca de 7,6 mil toneladas, foi inteiramente transportado de um local para outro na cidade de Xangai, na China. A escola primária Lagena, uma construção histórica de 1935, foi realocada com o uso de pernas robóticas instaladas na base do edifício.

Para abrir espaço para a construção de um novo centro comercial na cidade, e ao mesmo tempo preservar a tradicional escola, os engenheiros optaram por erguer o prédio e colocá-lo sobre 198 pernas robóticas especialmente projetadas, conforme informações da imprensa estatal.

As milhares de toneladas da construção de concreto fizeram uma "caminhada" por 61,7 metros pelas ruas da maior cidade da China. Segundo a emissora CFTV, a operação foi concluída em 18 dias e terminou no dia 15 de outubro. Agora a escola está sendo reformada para sua preservação histórica. Veja como foi:

Construções caminhantes

Embora incomum, e complicado, mudar prédios de lugar é um procedimento possível, e que vem sendo executado pela engenharia chinesa, geralmente com a ajuda de trilhos gigantes. Porém, a arquitetura irregular da escola Lagena revelou-se um desafio, uma vez que o uso de trilhos poderia comprometer sua estrutura.

Por isso, os engenheiros optaram por essa solução inédita de utilizar pernas robóticas, associadas a uma técnica de deslocamento semelhante a uma caminhada.

Não é a primeira vez que Xangai encanta o mundo com "construções caminhantes". Em 2017, um templo budista de 135 anos de 2 mil toneladas teve que ser movido cerca de 30 metros, para prevenção de possíveis incêndios decorrentes da queima de incenso feita por visitantes.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.