Nova rede de eletropostos vai ligar SP, PR, MG e Brasília

2 min de leitura
Imagem de: Nova rede de eletropostos vai ligar SP, PR, MG e Brasília

A EDP Smart anunciou hoje (21) a sua nova rede de carregadores para carros elétricos, também conhecidos como “eletropostos”, que vai contar com 30 localidades espalhadas pelo Brasil. Com isso, a empresa espera conectar os estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Brasília através de rotas estratégicas. O litoral e o interior paulista também terão corredores com postos para carros elétricos.

Essa nova rede tem como parceiras as marcas do Grupo VW no Brasil, como Volkswagen, PorscheAudi, e tem potencial para permitir grandes viagens sem emissões de carbono no Brasil. Isso porque, conectando sua rede de São Paulo a Curitiba, usuários dos eletropostos poderão então viajar para o Sul do Brasil com a estrutura que já existe na região, o que inclui a BR-227, atualmente a maior “eletrovia” do Brasil.

O primeiro ponto de carregamento da EDP Smart está instalado em Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo. Assim como todos os outros 29 eletropostos, esse conta com um carregador rápido e outro ultrarrápido. Contudo, em cada posto será possível carregar só até 3 carros ao mesmo tempo.

edp smartPrimeiro eletroposto da EDP Smart. (Divulgação/Grupo VW)

Usuários dos eletropostos da EDP Smart poderão acompanhar o status da recarga dos seus veículos remotamente pelo celular. Entretanto, o primeiro eletroposto da rede fica no estacionamento de um shopping, o que pode limitar o acesso de pessoas que querem simplesmente carregar o carro no caminho para outro lugar. A EDP Smart afirma que eletroposto fica acessível 24 horas por dia.

Rede nacional de eletropostos

Os eletropostos da EDP Smart fazem parte do “Plug&Go”, nome escolhido para o projeto aprovado na chamada pública da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para o tema Mobilidade Elétrica Eficiente em conjunto com o Grupo de Estudos do Setor Elétrico (GESEL). As empresas ABB, Electric Mobility Brasil e Siemens são as fornecedoras das soluções de carregamento.

Esse programa Plug&Go, incentivado pela Aneel, conta com um investimento de R$ 32,9 milhões e vai se conectar com os eletropostos de outras empresas, formando um corredor com mais de 2,5 mil quilômetros de extensão que interliga São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, Curitiba e Florianópolis. Esse é o primeiro e o maior projeto da América do Sul de instalação de carregadores ultrarrápidos (150 kW e 350 kW).

edp smartRecarga será gratuita para todos os usuários ainda por tempo indeterminado. (Divulgação/Grupo VW)

Dez novos postos entrarão em operação ainda em 2020, estes estarão nas rodovias BR-166 (Régis Bittencourt), BR-381 (Fernão Dias), SP-348 (Bandeirantes) e SP-330 (Via Anhanguera).

Em um primeiro momento, nenhum eletroposto da rede EDP Smart vai cobrar qualquer valor pelo carregamento de um carro elétrico. Eles serão gratuitos como quase todos os instalados no Brasil até o momento.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.