Conheça a Poimo, uma bicicleta elétrica inflável e modular

1 min de leitura
Imagem de: Conheça a Poimo, uma bicicleta elétrica inflável e modular
Imagem: ERATO Kawahara UIN Project via Youtube/Divulgação

Pesquisadores da Universidade de Tóquio, no Japão, desenvolveram uma bicicleta elétrica com estrutura totalmente inflável. Batizada de "Poimo" (sigla em inglês para Mobilidade Portátil e Inflável), a invenção tem como objetivo atender particularidades físicas de cada usuário em um formato portátil.

O projeto foi desenvolvido em parceria com a organização de pesquisa mercari R4D, criada pela companhia japonesa Mercari Inc. Em uma declaração ao Digital Trends, o diretor da equipe desenvolvedora, Hiroki Sato, afirmou que "a maior vantagem da mobilidade inflável é que ela pode ser pequena quando você não a está usando e grande quando você está”. 

Prática e portátil

A bicicleta pode ser inflada em cerca de um minuto por uma bomba elétrica — ou em mais tempo, por um inflador manual. Além do "chassi", feito de poliuretano termoplástico (material utilizado em colchões de ar), a estrutura também inclui bateria, motor elétrico e rodas, também infláveis.

A ideia é que o usuário percorra pequenos trajetos e, ao chegar a seu destino, desinfle o veículo e guarde-o em sua mochila.

Modelos personalizáveis

a  ERATO Kawahara UIN Project via Youtube/Divulgação 

Apesar de lembrar as famosas bicicletas dobráveis, a Poimo vai além: o usuário pode personalizar seu veículo através de um programa criado pela equipe. Para tanto, basta que ele tire uma foto da posição desejada, envie para o programa e adapte o modelo 3D que será gerado em seguida.

Além de poder regular o tamanho de todas as peças, o usuário consegue optar por um modelo de cadeira — especialmente útil para pessoas que possuem limitações físicas. 

Lançamento

a  ERATO Kawahara UIN Project via Youtube/ 

Ainda não há previsão de quando o Poimo chegará ao mercado, mas Hiroki Sato já adiantou que o custo de fabricação dos modelos provavelmente será menor em comparação a cadeiras e bicicletas de metal. Com isso, é possível que o valor final também seja reduzido. O que achou dessa invenção? Você compraria uma Poimo? Compartilhe sua opinião nos comentários abaixo!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.