Hyundai anuncia recall de carro elétrico após baterias explodirem

1 min de leitura
Imagem de: Hyundai anuncia recall de carro elétrico após baterias explodirem
Imagem: Daegu Fire Department

A sul-coreana Hyundai Motor Co. anunciou que está se preparando para fazer um recall de 77 mil unidades do seu SUV elétrico Kona EV produzidas entre setembro de 2017 e março de 2020. O motivo é risco de incêndio na bateria fabricada pela LG Chem.

A empresa ofereceu o recall de 25.564 unidades de veículos no mercado doméstico e cerca de 51 mil unidades no exterior. O total representa quase 70% da produção enviada com a bateria da divisão química da LG.

No final de julho do ano passado, um Hyundai Kona EV entrou em chamas dentro de uma garagem em Île-Bizard, uma ilha próxima a Montreal, no Canadá. Após essa ocorrência, houve mais de uma dúzias de incêndios em modelos semelhantes, o que determinou uma série de investigações sobre o assunto.

Em declaração oficial, publicada no Korea Times na última sexta-feira (9), a Hyundai afirmou: “Durante a auditoria da Assembleia Nacional na quinta-feira, o presidente da Hyundai Motor, Seo Bo-shin, que é responsável pelo controle de qualidade, disse que a empresa ‘admite os defeitos nos veículos’ e ‘encontrou uma solução’ para consertá-los, ‘embora não perfeita’”.

Garagem onde ocorreu o incêndio da bateria, no Canadá (Fonte: Electrek/Reprodução)Garagem onde ocorreu o incêndio da bateria, no Canadá (Fonte: Electrek/Reprodução)Fonte:  Electrek 

Diferentes conclusões

Uma investigação conduzida pelas autoridades sul-coreanas descobriu que o separador na célula da bateria foi danificado devido a falhas durante o seu processo de fabricação. O Serviço Forense Nacional concluiu que ocorreram “problemas elétricos na montagem da bateria”.

A bateria do Kona EV é fabricada pela HL Green Power, uma joint venture da Hyundai Mobis e LG Chem, num processo onde esta produz as células da bateria e a primeira monta os pacotes. A LG Chem nega qualquer tipo de problema em suas células.

Os proprietários de Kona EV devem ficar atentos para o anúncio do cronograma para a reparação dos defeitos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.