Caminhão a hidrogênio Hyundai XCient chega com 400 km de autonomia

1 min de leitura
Imagem de: Caminhão a hidrogênio Hyundai XCient chega com 400 km de autonomia
Imagem: Hyundai

A Hyundai anunciou nesta terça-feira (06) a data do evento de lançamento do XCient, o primeiro caminhão pesado movido a célula de combustível que terá produção em massa. O anúncio vai acontecer em 14 de outubro em um evento totalmente digital transmitido pelo canal da montadora sul-coreana no YouTube.

Antes do lançamento, sete modelos já foram entregues a clientes na Suíça. O país europeu deve ser o principal local de teste do veículo: são prometidas 50 unidades até o fim deste ano, parte de um plano ambicioso da Hyundai de colocar 1,6 mil caminhões de célula de combustível para rodar em todo o mundo até 2025.

O veículo usa um tanque de hidrogênio de 32 quilos que garante autonomia de 400 quilômetros. O abastecimento leva até 20 minutos, e a forma de armazenamento de energia é tida como mais prática que em baterias de lítio no caso de caminhões por ser compacta, liberando mais espaço para o transporte de cargas. O XCient também traz diversos mecanismos de segurança para evitar colisões.

O Hyundai XCient.Hyundai XCient.Fonte:  Hyundai 

O ponto negativo é que eles ainda são mais caros que os modelos movidos a combustíveis fósseis ou elétricos com baterias. Caso as vendas sejam bem-sucedidas, a ideia da Hyundai é expandir a comercialização para Estados Unidos e China.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.