Com atualização de software, bikes elétricas vão detectar acidentes

1 min de leitura
Imagem de: Com atualização de software, bikes elétricas vão detectar acidentes
Imagem: Cowboy/Reprodução
Avatar do autor

As bicicletas elétricas da Cowboy terão, em breve, um novo recurso para aumentar a segurança dos ciclistas. Trata-se de um detector de acidentes, capaz de auxiliar o usuário em caso de queda, novidade que estará disponível até o final de setembro, por meio da atualização de software gratuita.

Segundo a startup belga, a ferramenta utiliza os sensores embutidos nos modelos da segunda e da terceira gerações da e-bike para monitorar quedas e colisões. Entre eles, estão o sensor de velocidade instalado na roda, o de torque para verificar a aplicação de força no pedal e o acelerômetro.

Combinando todas essas informações, entra em ação o algoritmo do sistema de detecção de acidentes para tentar reduzir o número de falsos positivos até “perto de zero”, conforme a Cowboy, evitando o acionamento indevido do dispositivo.

A novidade chega aos modelos Cowboy 2 e Cowboy 3.A novidade chega aos modelos Cowboy 2 e Cowboy 3.Fonte:  Cowboy/Divulgação 

Dessa forma, algumas ações ou movimentos mais bruscos durante a pedalada não são confundidos com acidentes. Situações como pedalar em vias de paralelepípedos, passar em buracos, fazer uma frenagem de emergência e deixar a bicicleta cair de lado, por exemplo, não ativam a ferramenta, de acordo com a marca.

Acionando a emergência

Se o sistema detectar alguma mudança no comportamento do ciclista após eliminar os falsos positivos, ele dá um prazo de 60 segundos para que o usuário confirme a sua situação, informando se houve algum acidente ou não.

Caso não haja nenhuma confirmação dentro deste período, a bike elétrica envia um alerta para os contatos de emergência cadastrados pelo usuário, informando a posição do condutor em tempo real, que pode ser visualizada em um mapa ao vivo. O aviso também é dado quando o ciclista confirma o acidente.

Vale lembrar que as bikes elétricas da Cowboy têm seu próprio cartão SIM e sistema de GPS, possibilitando emitir o sinal de emergência mesmo se o celular do usuário não estiver funcionando.

Com atualização de software, bikes elétricas vão detectar acidentes