São Paulo é eleita a cidade inteligente de maior potencial do país

1 min de leitura
Imagem de: São Paulo é eleita a cidade inteligente de maior potencial do país
Imagem: Pixabay

A cidade de São Paulo foi eleita a melhor cidade inteligente do Brasil, com a melhor avaliação média em indicadores de inovação, inteligência e sustentabilidade.

Esse é o resultado da sexta edição do estudo Connected Smart Cities, elaborado pela Urban Systems juntamente com a Necta. A pesquisa envolveu todos os 673 municípios do país que possuem mais de 50 mil habitantes e avaliou 70 indicadores relacionados à inovação e aplicação prática de tecnologia nas cidades.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

As regiões Sudeste e Sul são as mais presentes no top 10. Florianópolis por pouco não ficou com o título, seguida de Curitiba e Campinas — vencedora do ranking geral em 2019. Brasília é a única cidade fora desse eixo regional entre os dez municípios mais bem avaliados.

Os dez primeiros colocados na edição de 2020 do estudo.Os dez primeiros colocados na edição de 2020 do estudo.Fonte:  Connected Smart Cities 

Outros destaques incluem o dato de que 18 cidades entre as 100 mais bem colocadas tem menos de 100 mil habitantes, enquanto 64 delas estão na região Sudeste — o que indica ainda uma concentração geográfica.

Além da classificação geral, baseada em uma metodologia global que permite a comparação entre cidades completamente diferentes, o ranking apresenta eixos temáticos com destaques específicos que são levados em conta no cálculo final. Neles, a capital paulista foi a única a vencer em mais de uma categoria. Confira as vencedoras em cada uma das demais categorias:

  • Economia: Barueri-SP
  • Educação: São Caetano do Sul-SP
  • Empreendedorismo: Rio de Janeiro-RJ
  • Governança: Balneário Camboriú-SC
  • Meio-Ambiente: Santos-SP
  • Mobilidade: São Paulo-SP
  • Saúde: Vitória-ES
  • Segurança: Ipojuca-PE
  • Tecnologia: São Paulo-SP
  • Urbanismo: Curitiba-PR

Você pode conferir a lista completa no site da Connected Smart Cities, filtrando as cidades por região, estado e porte de habitantes.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.