Elétricas: Honda e Yamaha terão mesmo tipo de 'baterias cartucho'

1 min de leitura
Imagem de: Elétricas: Honda e Yamaha terão mesmo tipo de 'baterias cartucho'
Imagem: Honda

As quatro maiores fabricantes do setor de motocicletas elétricas do Japão estão juntas em um projeto único que pode revolucionar o setor. Honda, Yamaha, Kawasaki e Suzuki toparam participar de testes que podem gerar uma nova forma de bateria elétrica que é barata e facilmente trocada pelos usuários.

A ideia é estabelecer um consórcio que fique responsável por criar um padrão de baterias elétricas intercambiáveis, ao estilo cartucho. Desse modo, quando uma ficar sem energia, o usuário pode simplesmente tirá-las e trocar essas unidades descarregadas em uma estação de carga por novas. O mesmo modelo valeria para motocicletas de todas as quatro empresas envolvidas — e você não precisaria sair atrás de formas de carregá-las em casa ou no trabalho, por exemplo.

Recentemente, a Honda mostrou avanços no setor ao revelar um modelo Super Cub com bateria removível e ampliar investimentos em companhias da área na China.

Modelo de bateria removível da Honda pode ser a base do novo projeto.Modelo de bateria removível da Honda pode ser a base do novo projeto.Fonte:  Honda 

Os testes iniciais serão realizados na Universidade de Osaka, onde estudantes receberão motos elétricas para o uso diário, além de ganharem acesso a estações de troca no campus e em outros estabelecimentos da região. Essa etapa de avaliação deve durar cerca de um ano.

Por enquanto, não há muitos detalhes técnicos sobre quais baterias serão utilizadas no teste e nem informações sobre o tal padrão a ser adotado.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.